28 de abril de 2020

Comitê Técnico-Científico apresenta primeiras projeções de casos confirmados para Mossoró


O Comitê Técnico-Científico formado pela Prefeitura de Mossoró e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) apresentou, na tarde desta segunda-feira (27), no auditório do Centro Administrativo, as primeiras projeções oficiais para o número de casos confirmados do novo coronavírus na cidade. Os dados apontam uma previsão de casos confirmados até o dia 4 de maio, para consumo interno da Secretaria de Saúde, de acordo com as informações dos últimos boletins epidemiológicos apresentadas ao Prof. Dr. Rodolfo Costa da UERN.

Rodolfo explicou a metodologia aplicada para obtenção das projeções na cidade, também destacou que os números são atualizados diariamente e que podem variar de acordo com as informações dos casos confirmados dos boletins epidemiológicos. “Basicamente nossa metodologia se baseia nos modelos de regressão, na análise de séries temporais. A gente acompanha os dados divulgados em cada boletim diariamente. Esse acompanhamento a gente aplica a um filtro para melhorar a série, para evitar casos diagnosticados em datas diferentes, subnotificações ou qualquer problema eventual na geração desses dados. Em seguida a gente aplica os modelos Arima, que são modelos da estatística voltados para a previsão.”, disse o professor.

Ele ainda esclareceu que as previsões, baseadas na ciência, ajudam o Município a se antecipar a eventuais necessidades relacionadas ao coronavírus. “A gente hoje fez uma elaboração baseada em 6 a 10 dias de previsão, na qual a gente fica qualificando o modelo diariamente a partir do momento que se apresenta uma nova informação, para ir ajustando e assim colocar um prognostico a frente, ajudando a Secretaria de Saúde atuar da melhor forma possível. Dessa forma a secretaria pode se preparar no que tange a formação de leitos, análises do sistema, como comportar essa necessidade de leitos, insumos e profissionais para dar suporte a nossa cidade.”, disse Rodolfo.

A prefeita Rosalba Ciarlini, que participou da apresentação dos dados ao lado da secretária de Saúde Saudade Azevedo e Comitê Municipal de Crise do Novo Coronavírus, agradeceu a participação da UERN na luta contra a covid-19 e falou como é importante ter a academia perto dessas discussões. “É fundamental essa parceria para que nós possamos ter cada vez mais dados científicos, técnicos, que nos auxiliem nas decisões que devem ser tomadas com relação a leitos, insumos, material de proteção, as medidas tomadas na cidade de isolamento, flexibilização do comércio e uso de máscaras. Todas essas medidas estão sendo baseadas nesse conhecimento técnico e científico da nossa equipe com a ajuda da UERN, que está nos cedendo esses doutores para que possamos cada vez mais avançar com mais segurança nas medidas a serem tomadas.”, afirmou a prefeita.

O professor e vereador Francisco Carlos e o egresso da UERN e doutorando em economia Raphael Lucena estão contribuindo diretamente com os estudos das projeções da covid-19 na cidade.

O Comitê Técnico-Científico (conheça aqui) vai se reunir em breve com a Secretaria de Saúde para apresentar uma nova perspectiva de casos para a cidade. A Secretaria de Saúde lembra que esses dados são projeções e podem variar para mais ou menos e que mesmo assim é preciso continuar mantendo todas as medidas preventivas contra a covid-19.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *