02 de fevereiro de 2023

CNJ lança curso de Spark em webinário nesta sexta-feira, 3/2


O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ), irá realizar o webinário de lançamento do curso de Spark – Distribuição e processamento de dados na sexta-feira (3/2), às 10h30. O evento, promovido no âmbito do Programa Justiça 4.0, será aberto ao público e transmitido na plataforma Cisco Webex e no canal do CNJ no YouTube.

Na ocasião, as pessoas interessadas terão a oportunidade de conhecer a proposta e os objetivos da formação, os critérios de seleção e esclarecer suas dúvidas. O webinário contará com a participação da juíza auxiliar da Presidência do CNJ Ana Lúcia Andrade de Aguiar e do professor do Departamento de Engenharia de Computação e Automação (DCA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e responsável pelo curso, Carlos Viegas.

Acesse aqui a página do webinário de lançamento do curso de Spark

O curso é direcionado a servidores e servidoras do Poder Judiciário e tem como objetivo capacitar os participantes a desenvolver aplicações que resolvam problemas na área da ciência de dados com o uso das soluções Apache Hadoop e Apache Spark. Além disso, os alunos e as alunas irão aprender a realizar tarefas de implantação, configuração e integração de dados em cluster.

A formação tem carga horária de 36 horas e será ministrada on-line, com aulas ao vivo (1h30 por semana), plantões de dúvidas (1h por semana) e atividades assíncronas (1h30 por semana). O curso tem início em 10 de março, com duração de nove semanas. As pré-inscrições estarão abertas entre 3 e 12 de fevereiro e devem ser feitas por meio de formulário.

Justiça 4.0

O curso e o webinário integram as ações de aperfeiçoamento funcional que estão sendo desenvolvidas pelo Programa Justiça 4.0 para fortalecer a transformação digital no Judiciário. Em 2022, foram ofertadas oito capacitações síncronas em Ciência de Dados Aplicada ao Poder Judiciário para profissionais do Judiciário, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Quatro desses cursos já estão disponíveis ao público na plataforma Moodle do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (Ceajud), no formato autoinstrucional.

O Programa Justiça 4.0, iniciativa do CNJ, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e Conselho da Justiça Federal (CJF), desenvolve soluções tecnológicas disruptivas para acelerar a transformação digital do Poder Judiciário brasileiro. O programa conta com o apoio do TSE, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *