13 de outubro de 2022

Câmara de Natal aprova prioridade na marcação de consultas para pessoas com albinismo


O plenário da Câmara Municipal de Natal aprovou, durante a sessão ordinária desta terça-feira (11), o Projeto de Lei 354/2020 que dispõe sobre prioridade às pessoas com albinismo na marcação de consultas e no atendimento por médicos dermatologistas e oftalmologistas. De autoria da vereadora Júlia Arruda (PCdoB), a matéria foi aprovada em primeira discussão e volta em segunda e última votação na próxima sessão.

De acordo com o texto, a pessoa com albinismo deve comprovar tal condição mediante apresentação de laudo médico, contendo a respectiva Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde – CID, o nome, a assinatura e o número do registro do médico no Conselho Regional de Medicina/CRM. O estabelecimento de saúde privado que descumprir o estabelecido nesta Lei deve se submeter ao pagamento de multa, cujos valores serão definidos por decreto.

“Mais propensas ao acometimento por doenças dermatológicas e oftalmológicas, dada à exposição natural ao sol e à luminosidade, as pessoas com albinismo não podem aguardar demasiadamente por consultas e atendimentos médicos, já que a demora provocará piora significativa nos quadros clínicos. Desse modo, cabe ao Poder Público, adotar medidas para dar celeridade no atendimento nas especialidades clínicas que estão diretamente relacionadas à doença”, justificou a vereadora Júlia Arruda.

Dois projetos direcionados para a causa animal receberam parecer favorável e foram aprovados em primeira discussão. O PL 17/2021 dispõe sobre a instituição do Centro de Acolhimento de Animais vítimas de violência doméstica e abandono para prestar os primeiros socorros e fazer o encaminhamento aos Hospitais Veterinários, quando for o caso, foi apresentado pelo vereador Herberth Sena (PSDB). 

“O projeto possibilita que o Centro de acolhimento de Animais realize parceria e contratos com Organizações da Sociedade Civil para atender os animais em situação de violência, e assim, auxiliar nos processos de adoção e doação de animais abandonados”, defendeu Herberth Sena em seu discurso.

Já o PL 691/2021 reconhece a capital potiguar como município turístico “Pet Friendly”, com o intuito de incentivar e promover o turismo animal, sendo de autoria do vereador Robson Carvalho (União Brasil).

“É notório a tendência que tem se estabelecido em todo o país da procura por serviços “pet friendly”, ao ponto de as buscas no Google por hotéis com serviços desta natureza terem crescido 300% de março a setembro de 2020”, informou Robson Carvalho.

A pauta esportiva foi contemplada com três proposições, também em primeira discussão: PL 481/2021, do vereador Hermes Câmara (PTB), que inclui o dia municipal do Surf no calendário de eventos do município, PL 444/2021, do vereador Tércio Tinoco (União Brasil), que altera a Lei nº 6.507, de 25 de novembro de 2014, que institui a Paraolimpíada Municipal de Natal, e o PL 579/2021, do vereador Luciano Nascimento (PTB), que denomina de Complexo Desportivo Manuel Dantas Júnior, os equipamentos esportivos localizados na Rua Hidrógrafo Vital de Oliveira, no bairro Nossa Senhora de Nazaré.

Por fim, os parlamentares acataram mais dois projetos em primeira discussão: PL 29/2022, da vereadora Camila Araújo (União Brasil), que institui a “Semana do Evangélico” no âmbito do Município, e o PL 171/2022, do vereador Milklei Leite (PV), sobre o “prêmio escola atuante” como forma de reconhecimento às Escolas Públicas da Rede Municipal de Ensino no nível de Ensino Fundamental e Educação Infantil que desempenham um trabalho de excelência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *