16 de fevereiro de 2024

Brasil busca solução para Cuba pagar dívidas atrasadas


O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a conversar com Cuba sobre as dívidas do país da América Central com o Brasil. Há um passivo acumulado com projetos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) de US$ 671,7 milhões – R$ 3,3 bilhões na cotação atual–, de acordo com o Ministério da Fazenda.

Essa quantia diz respeito à dívida vencida até 31 de dezembro de 2023 e inclui juros de mora (taxa aplicada sobre o valor do débito por não ter sido pago na data acordada).

Houve um encontro na 5ª feira (8.fev.2024), em Brasília, coordenado pela Secretaria de Assuntos Internacionais da Fazenda, com integrantes do Comitê de Avaliação e Renegociação de Créditos ao Exterior e autoridades do governo cubano para discutir o tema e buscar uma solução para as pendências do país caribenho com o Brasil.

O objetivo do diálogo bilateral sobre a dívida é conciliar valores, discutir a resolução dos montantes em atraso e buscar formas de viabilizar a retomada do fluxo de pagamentos”, afirmou a Fazenda em nota. Eis a íntegra (PDF – 124 kB) do comunicado.

Em 16 de setembro, Lula se reuniu com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, depois do Debate Geral da Cúpula do G77 + China, em Havana. O encontro marcou uma reaproximação entre os 2 países.

Naquele momento, o governo cubano já havia dito que não tinha como pagar as dívidas atrasadas e pediu ao Brasil uma maior flexibilidade.

Poder360

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *