19 de janeiro de 2024

Apoio tecnológico: TJRN formaliza doação de 50 computadores ao ITEP


Doação reforça parceria permanente do TJRN com o ITEP, a exemplo do realizado com outros órgãos públicos - foto: Letícia Leite (Secoms TJRN)

Doação reforça parceria permanente do TJRN com o ITEP, a exemplo do realizado com outros órgãos públicos – foto: Letícia Leite (Secoms TJRN)

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte realizou a doação de 50 computadores ao Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP/RN). A iniciativa demonstra a continuidade deste tipo de iniciativa promovida pelo Poder Judiciário em relação a órgãos públicos, nos quais essas máquinas serão úteis no dia a dia das atividades dessas instituições. A formalização, pelo presidente do Tribunal, desembargador Amílcar Maia, e o diretor-geral do Instituto, Marcos Brandão, ocorreu no final da manhã desta quinta-feira (18/1), na Presidência do TJRN.

Depois da efetivação desta parceria com órgãos como as Polícias Civil e Militar, é a vez do Instituto que presta diversos tipos de serviços à sociedade nas áreas de identificação, documentação, forense, investigação, entre outros. Os bens doados estão em perfeitas condições de uso e auxiliarão os servidores do ITEP em seus trabalhos e rotinas.

A entrega dos equipamentos contou com a presença do juiz auxiliar da Presidência, João Afonso Pordeus, do secretário de Administração do TJ, Raphael Uchôa, secretário-geral em exercício. Do órgão beneficiado, além do diretor-geral, participou também a diretora de Criminalística, Karine Coradini.

O presidente do TJRN destacou que o Poder Judiciário está permanentemente atento à segurança da informação, do tráfego de dados, pois utiliza dezenas de sistemas, alguns deles muito complexos e que exigem cuidados. “Alguns sistemas de segurança ficam pesados em equipamentos com configurações que não suportam as atualizações. Mas, estão em boas condições de uso para outros fins”, explica o desembargador Amílcar Maia. Ele observa que algumas máquinas perdem a capacidade de “rodar” novos programas. Além disso, os equipamentos devem atender as orientações do Conselho Nacional de Justiça.

“Sabemos que alguns órgãos públicos têm deficiências em equipamentos, por isso, somos sensíveis a estas doações que servem à população”, completa o gestor do TJRN, ao ressaltar que a prioridade é contribuir com as necessidades de entidades públicas.

Ainda conforme a Presidência do Judiciário RN, boa parte dos bens não atende mais as necessidades e demandas da Corte potiguar, como os itens de informática que precisam ser atualizados com o objetivo de tornar ainda mais rápida a execução das rotinas administrativas e judiciárias.

“Estamos completamente gratos por essa doação, já que aconteceu no momento mais necessário, quando estamos prestes a inaugurar nossa nova sede, e os computadores são mais que bem-vindos”, comenta o diretor do ITEP, ao ressaltar que os equipamentos suprem a atual deficiência de máquinas. Serão utilizados pelos recém-aprovados no concurso do Instituto, nas atividades administrativas, bem como na produção de laudos periciais.

“Na medida em que o TJRN propicia essa melhora em nossas atividades com essa doação, em contrapartida temos condições de produzir, por exemplo, laudos com uma maior qualidade e tempo. O que também favorece a celeridade processual que a Justiça tem sempre buscado manter”, completa Brandão.

“Estaremos sempre de portas abertas para colaborar com o ITEP e com outras instituições”, conclui o presidente da Corte de Justiça potiguar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *