04 de abril de 2023

Abril Verde 2023 abre sua programação nesta terça-feira (4)


Edifícios de várias instituições se iluminam de verde durante esse mês como parte da programação do Abril Verde 2023. A campanha será lançada nesta terça-feira (4), às 17h, em solenidade no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, em Natal.

O objetivo do Abril Verde é conscientizar empregadores e empregados sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho, que é comemorado no próximo dia 28 e seu símbolo é um laço da verde.

O ponto alto do lançamento da campanha será uma palestra do técnico de segurança do trabalho Nivaldo Barbosa, criador da campanha que ganhou o Brasil.

A campanha está inserida no Programa Trabalho Seguro, do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em parceria com diversas instituições públicas e privadas e visa o fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.

As instituições parceiras vão iluminar suas fachadas com as luzes verdes. Serão iluminados os prédios do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª (TRT-RN), da OAB-RN, CREA-RN, da Fiern, do SESI, do SESC, Palácio Felipe Camarão (sede da Prefeitura de Natal) e da Secretaria Estadual de Saúde.

PROGRAMAÇÃO

Estão programados, ainda, dentro da campanha do Abril Verde, eventos como uma palestra sobre Segurança Psicológica no Trabalho, com as psicólogas Sarita Cesana e Rita de Cássia Mendonça, no próximo dia 10 de abril, às 16h, na sede do CREA-RN.

Os juízes do TRT-RN, Alexandre Érico e Simone Jalil, coordenadores do Programa Trabalho Seguro, também farão uma live sobre Trabalho Seguro, para alunos da Universidade Estácio, prevista para o dia 11 (terça-feira), às 17h30.

Já no dia 18, às 14h30, também numa terça-feira, ocorrerá uma outra live com o juiz do Trabalho do TRT da 16ª Região/MA, Paulo Mont’alverne Frota.

DATA


O Dia Mundial de Prevenção de Acidentes do Trabalho é celebrado anualmente em 28 de abril. Essa data foi escolhida em memória às vítimas do acidente ocorrido em 1969, quando uma explosão em uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. Desde então, o dia 28 de abril passou a ser reconhecido como o Dia Mundial de Prevenção de Acidentes do Trabalho, como forma de alertar sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

NÚMEROS

Em 2022, houve 612,9 mil acidentes de trabalho, com 2.538 óbitos registrados para pessoas com carteira assinada. Isso demonstra que a mortalidade no mercado de trabalho formal voltou a apresentar a maior taxa dos últimos dez anos, com sete notificações a cada 100 mil empregados, em média.

Os dados são do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para o Brasil.

Para o técnico de segurança do trabalho e criador da campanha Abril Verde, Nivaldo Barbosa, “a falta de cultura de prevenção de acidentes do trabalho faz com os números de acidentes de trabalho cresçam muito no nosso país”.

“Idealizamos o Abril Verde para levarmos informações e conscientizar, para redução dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, evitando custos para o trabalhador, empresas, sociedade e os cofres públicos”, explicou Nivaldo Batista.

A campanha está inserida também no Programa Trabalho Seguro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) em parceria com diversas instituições públicas e privadas, visando à formulação e execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.

No Rio Grande do Norte, o Abril Verde é promovido por um Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin) formado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), Ministério Público do Trabalho do RN (MPT-RN), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RN), Serviço Social da Indústria (SESI) e Serviço Social do Comércio (Sesc), assim como associações e sindicatos da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-RN), Associação dos Engenheiros da Segurança do Trabalho (Aest-RN), Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest), Centro de Referência da Saúde do Trabalhador (Cerest Natal) e Associação Norte-rio-grandense dos Advogados Trabalhistas (Anatra).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *