10 de janeiro de 2020

SMS realizou mais de 1.300 testes rápidos durante o Dezembro Vermelho


Durante o último mês do ano, acontece o Dezembro Vermelho, que tem como objetivo chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência, promoção e proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV/Aids.

A Aids é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico, conhecida também por “Síndrome da Imunodeficiência Adquirida”, causada pelo HIV. Este vírus ataca as células de defesa do corpo humano, deixando o organismo mais vulnerável para doenças e infecções.

Sabendo da importância da detecção e tratamento, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), aqui em Natal, promoveu durante todo mês de dezembro diversas ações. Dentre os serviços oferecidos constaram testes rápidos de HIV e sífilis, testes de hepatite B e C, vacinas, palestras, atividades lúdicas, distribuição de preservativos, distribuição de material educativo, orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), dentre outras atividades em todas as regiões de Natal.

Somente no Distrito Sanitário Norte I mais de 229 atendimentos foram realizados entre testes rápidos e consultas médicas em dezembro durante as ações. No Distrito Sanitário Norte II foram 276 testes efetuados. Atingindo mais de 500 testes rápidos somente na Zona Norte de Natal.
O Distrito Sanitário Leste priorizou a abordagem por meio de palestras, esclarecendo dúvidas sobre HIV/Aids e sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Contando com os testes de apenas sete das nove unidades de saúde que compõem o Distrito Sanitário Leste, 312 testes rápidos foram realizados.

O Distrito Sanitário Oeste, 238 testes rápidos foram realizados em dezembro.

O Distrito Sanitário Sul totalizou 296 testes rápidos feitos dentro da programação da campanha.

No total foram pelo menos 1.351 aplicações destes testes durante o Dezembro Vermelho. Todas as pessoas que tiveram positivo como resultado dos testes rápidos foram encaminhadas para o tratamento adequado oferecido gratuitamente pela SMS por meio do SUS.

O último mês do ano se inicia com o Dia Mundial Contra a Aids. O dia primeiro de Dezembro serve para reforçar a solidariedade, a tolerância e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *