18 de março de 2019

Painel de controle com previsões mantém Defesa Civil atualizada sobre condições climáticas em Mossoró


Com o período de instabilidade pluviométrica em Mossoró, a Defesa Civil vem aumentando o monitoramento das previsões climáticas na cidade. Prova disso é que foi instalado na última semana um painel de monitoramento na sala da Coordenação Municipal de Defesa Civil de Mossoró, onde é possível acompanhar os dados referentes as previsões das condições de clima do município.

De acordo com o Coordenador Municipal da Defesa Civil em Mossoró, sargento Osnildo Morais, o órgão vem monitorando inclusive o alerta de temporal para Mossoró e região que foi emitido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE. “Apesar do alerta emitido pelo INPE não ter se confirmado nesta quinta e sexta-feira, a Defesa Civil em Mossoró continua em alerta para o caso de incidência de novas chuvas, tendo em vista que a previsão é de que a incidência pluviométrica se intensifique nesse mês de março e abril”, comenta Osnildo.

A Defesa Civil de Mossoró já trabalhava com esses dados, que foram apresentados pelo doutor em meteorologia e professor da Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA), Saulo Tasso, durante a reunião do Conselho Municipal de Defesa Civil realizada no dia 1 de fevereiro, no Palácio da Resistência. De acordo com os dados, a previsão é que esse ano o volume pluviométrico seja melhor do que do ano anterior, mas dentro da normalidade. “A previsão para fevereiro é que tenhamos de 95 a 100 milímetros de chuvas e que isso se intensifique em março e abril”, explanou Tasso, que é responsável técnico pelo setor de meteorologia da universidade.

O secretário municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito, Sócrates Vieira Junior, tranquiliza a população e reforça que os canais de atendimento que podem ser utilizados para acionar a Defesa Civil. “Além dos telefones 199, 153 e 156, esse ano a população poderá se comunicar com a Defesa Civil Municipal através do aplicativo Mossoró Conectada. Através do celular o cidadão poderá enviar foto da situação e a localização por satélite do local onde está acontecendo alguma ocorrência que envolva a Defesa Civil. As solicitações serão recebidas pela equipe do Centro Integrado de Operações de Trânsito e Segurança que vai acionar ”, explicou o secretário.

Além dessa inovação, o coordenador da Defesa Civil Municipal, sargento Osnildo Morais, destaca que o plantão de chuvas em Mossoró segue o modelo da defesa civil nacional. “Para isso nossa equipe participou de treinamento. Mesmo que nossa expectativa para esse período chuvoso seja de normalidade, estaremos preparados para qualquer eventualidade”, concluiu Morais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *