22 de fevereiro de 2019

TRT-RN inaugura novas instalações da Ejud e da Biblioteca


Magistrados, juristas, servidores e estudantes prestigiaram, na manhã desta quarta-feira (20), as solenidades de inauguração das novas instalações da Escola Judicial e da Biblioteca do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN).

Com o nome de Alvamar Furtado de Mendonça, a nova Escola Judicial ocupa todo o 3º andar do prédio Administrativo (560 m²) e está equipada com auditório, salas de aula e educação à distância, laboratórios de informática, para atender a magistrados, servidores, advogados e comunidade, com cursos de formação e de interesse geral.

Não há dúvidas de que a modernização do Poder Judiciário e o aperfeiçoamento do serviço jurisdicional passam, necessariamente, pelas suas Escolas Judiciais, avaliou o presidente do TRT-RN, desembargador Bento Herculano.

Para ele, o nome da nova Escola Judicial é uma justa homenagem a um dos primeiros juízes do trabalho do Rio Grande Norte.

Conheci o professor Alvamar Furtado de Mendonça de quem sempre ouvi referências sobre a sua elegância, cultura e o bom trato com as pessoas. Nesse sentido, a Escola Judicial tem que ter esse perfil de ser agregadora e de levar cultura e aprendizado para todos, disse Bento Herculano.

A filha de Alvamar Furtado Mendonça, Cátia Maria Furtado de Mendonça Curtis, falou da alegria de ver o pai ser homenageado pelo TRT-RN.

Em nome da família, digo que estamos sensibilizados com essa homenagem, pois, como professor, meu pai ampliou os horizontes do ensino de direito do trabalho. Como juiz, ele garantiu para todos em sala de audiência justiça, respeito e urbanidade, recordou Cátia Furtado.

Biblioteca

No primeiro andar do prédio administrativo, houve a inauguração das novas instalações da Biblioteca do TRT-RN que agora leva o nome do procurador-geral do estado Miguel Josino, falecido em 2014.

A biblioteca passou por melhorias físicas, de equipamentos e por uma ampliação de seu acervo, com a incorporação de dois mil livros do acervo pessoal de Miguel Josino que foram doados pela família e catalogados pela equipe da Biblioteca do TRT-RN.

Os exemplares versam desde a literatura clássica aos livros jurídicos e estão abertos para consultas e retirada, informou Leandro do Nascimento de Souza, responsável pela unidade no TRT-RN.

Miguel era um apaixonado pela literatura desde a infância e acreditava na importância da leitura para ampliação do conhecimento, revelou a viúva, Karla Motta.

Pedro Josino, filho do homenageado, disse que ter uma biblioteca aberta ao público era um dos sonhos do seu pai.

Estamos muito felizes e honrados com a realização de um sonho dele que acabou virando um sonho nosso, refletiu emocionado.

Para o presidente do TRT-RN, homenagear Miguel Josino é especial, pois o considerava um irmão.

Era um dos meus melhores amigos e agradeço a sua família por dividir conosco grande parte do seu acervo o qual poderemos dar acesso à comunidade, finalizou Bento Herculano.

Foto: Ascom – TRT/21ª Região 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *