20 de fevereiro de 2019

Inscrições abertas: inteligência artificial aplicada ao Direito será tema de curso oferecido pela Esmarn


O tema da capacitação colabora de forma pedagógica com uma das metas da atual presidência do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), o uso da tecnologia no Poder Judiciário Estadual. O curso apresenta soluções tecnológicas para as demandas inerentes aos ambientes de inovação jurídica, além de estimular a reflexão acerca das novas formas de operacionalizar o conhecimento sobre as potencialidades do uso da inteligência artificial.

Ao final, o aluno será capaz de compreender como a inteligência artificial pode ajudar a garantir a prestação jurisdicional célere e juridicamente coesa. O docente a ministrar a capacitação será o professor doutor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Elias Jacob, coordenador do Laboratório de Governança Pública daquela instituição de ensino superior e do curso de especialização em Direito da Inovação Tecnológica no Instituto Metrópole Digital/UFRN.

Segundo Elias Jacob, a Inteligência Artificial já faz parte do nosso dia a dia e está presente em tudo, inclusive no Direito. “É um engano achar que o Direito não é matemático. Nós temos uma série de regras rígidas que precisamos seguir, as leis. Então, o Direito, assim como a matemática, está dentro de um conjunto formal chamado Lei. A Inteligência Artificial vem ajudar a dar previsibilidade nas decisões jurídicas, além do aumento da velocidade na prestação jurisdicional”, explica.

Para o professor, a Inteligência Artificial é uma das tecnologias usadas pelo direito nos dias atuais para dar celeridade ao trabalho da justiça, que tem uma crescente demanda.

Inscrições

Para realizar as inscrições do curso, o público deve o link AQUI e acessar o nome “Inteligência Artificial e Inovações Tecnológicas Aplicadas ao Direito”.

Os servidores ou magistrados que já possuem cadastro no ambiente virtual precisam apenas digitar seus respectivos login e senha (opção “acessar”) e, em seguida, fazer sua inscrição. Para o público que não tiver cadastro, é necessário “criar uma conta” (nos campos que for solicitado informações obrigatórias que o usuário não tenha, devem-se preencher os espaços com o texto “Não se aplica”).

Mais informações podem ser consultadas através do Edital n.º 002/2019 ou do telefone (84) 3215-1865.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *