03 de agosto de 2018

Acompanhe ao vivo o Fórum de Inteligência Artificial na Administração Pública


A página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no YouTube transmitirá ao vivo, nesta sexta-feira (3), o Fórum de Inteligência Artificial da Administração Pública. O evento começou às 9h e, ao longo do dia, servidores de vários órgãos públicos como Supremo Tribunal Federal (STF), Tribunal de Contas da União (TCU), Corregedoria-Geral da União (CRG), Banco do Brasil (BB) e Caixa Econômica Federal (CEF) apresentarão casos de sucesso e abordarão práticas públicas adotadas em diversas áreas de negócio para resolver desafios institucionais.

Confira a programação completa do Fórum de Inteligência Artificial da Administração Pública. Assista ao evento no YouTube clicando aqui.

A iniciativa da realização do fórum surgiu a partir de debates entre servidores das áreas de Gestão de Pessoas, Tecnologia da Informação, Secretaria Judiciária e Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias do TSE.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) vem ganhando espaço em diferentes contextos pessoais, como dispositivos eletrônicos utilizados no nosso dia a dia, e também no trabalho, como em bancos, jornais, varejo, automóveis, na área da saúde e na Administração Pública.

Nesse cenário, diversos órgãos e empresas públicas vêm usando a inteligência artificial para se conectar aos cidadãos, prevenir fraudes e corrupção, agilizar processos de licitação, apoiar e acelerar diagnósticos de saúde, agilizar a indexação de conteúdos, entre outros.

A necessidade do serviço público de obter dados dos usuários de seus serviços, realizar uma prestação jurisdicional mais célere e fazer uma melhor gestão dos recursos pode ser otimizada e ter muitos ganhos com o uso da inteligência artificial.

ChatBot

O case do TSE “ChatBot – Ainda preciso ir ao cartório eleitoral?” será apresentado pelas servidoras Raquel Costa e Rakell Dimanski. O TSE foi o primeiro órgão público federal a utilizar a plataforma Twitter Business Solutions (TBS) a fim de oferecer aos eleitores um Assistente Virtual para os serviços de consulta à situação eleitoral, emissão de certidão de quitação eleitoral e respostas a dúvidas frequentes.

Desde o lançamento da ferramenta, foram realizados mais de 190 mil atendimentos, e, a partir de agora, o TSE vai expandir o produto para outras plataformas, como o FacebookMessenger e o Google Assistant.

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