Vigilância em Saúde é parceira da Campanha de Busca Ativa de Casos de Hanseníase em Mossoró

Vigilância em Saúde é parceira da Campanha de Busca Ativa de Casos de Hanseníase em Mossoró


A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, está apoiando a Campanha de Busca Ativa de Casos de Hanseníase da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em Mossoró. Essa parceria tem o objetivo de identificar possíveis novos casos na cidade e encaminhar os indivíduos para um tratamento imediato, uma vez que a hanseníase tem cura. A campanha vai acontecer nos dias 17 e 18 deste mês tendo o suporte de profissionais da Secretaria de Saúde e UFRN.

No dia 17, hansenólogos, clínico geral, dermatologista e enfermeiros vão estar pela manhã e tarde na Unidade Básica de Saúde José Fernandes de Melo, no bairro Lagoa do Mato, recebendo a população para orientações, esclarecimentos de dúvidas e realização de exames. Já no dia 18 essas atividades vão acontecer no mesmo horário no Centro Clínico Professor Vingt-Un Rosado (Pam do Bom Jardim).

Nesta sexta-feira (05), a Vigilância em Saúde reuniu diversos líderes comunitários no auditório do Centro Administrativo para apresentar os benefícios dessa campanha e pedir que eles sejam multiplicadores dessas informações junto às suas comunidades. “A intenção desse encontro é tornar os líderes multiplicadores de informações, orientações, cuidados prévios que podem ser tomados para evitar doenças como a hanseníase.”, destacou a diretora da Vigilância em Saúde, Iranilde Campos. “Essa campanha é da UFRN e a Prefeitura é uma parceira. A hanseníase tem cura. Quanto mais cedo procurar um tratamento em uma Unidade de Saúde melhor.”, finalizou.

Os líderes comunitários se mostraram sensíveis a campanha e prontificaram em ser agentes multiplicadores de informações. Francisco de Assis, representando o bairro Quixabeirinha, afirmou que vai fazer o possível para ajuda os moradores do seu bairro. “Estou pronto para ajudar. Acho que todos os líderes comunitários devem fazer isso. O que puder fazer para somar e ajudar a população vou fazer.”.