TSE promove seminário sobre segurança da urna eletrônica
29 de maio de 2018

TSE promove seminário sobre segurança da urna eletrônica


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza nesta quarta-feira (30), às 9h30, o seminário “Segurança da Urna Eletrônica”. O objetivo do evento é apresentar a jornalistas convidados, estudantes, universidades, magistrados e diretores de Tecnologia de órgãos do governo um panorama do processo eleitoral informatizado no país.

A abertura do encontro será feita pelo presidente da Corte Eleitoral, ministro Luiz Fux. O secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, fará uma apresentação sobre mitos e verdades relacionados à segurança da urna eletrônica. Na ocasião, ele apontará também números e gráficos que comprovam a eficiência e a transparência da votação eletrônica no Brasil.

A ideia do encontro, segundo Janino, é esclarecer as funcionalidades de segurança e auditabilidade do processo. De acordo com secretário, os cidadãos recebem diariamente uma avalanche de informações distorcidas, equivocadas e, muitas vezes, até tendenciosas sobre o funcionamento do processo eleitoral – especificamente, da urna eletrônica. Por isso, na opinião do secretário, é muito importante explicar como o processo funciona, principalmente para que os formadores de opinião tenham o real conhecimento do esforço que a Justiça Eleitoral faz, ao longo de 22 anos, para que o processo eleitoral brasileiro seja efetivamente seguro e transparente.

Transmissão

O seminário “Segurança da Urna Eletrônica” será transmitido ao vivo pelo canal do TSE no YouTube. Na ocasião, o secretário de TI do TSE responderá a perguntas dos internautas por meio de um chat que será aberto durante a transmissão do evento. Quem quiser participar pode utilizar a hashtag #TSEResponde.

Para participar do Seminário acesse aqui e faça a sua inscrição.

Serviço:

Seminário sobre Segurança da Urna Eletrônica

Data: 30/5/18

Horário: 9h30

Local: Tribunal Superior Eleitoral (TSE), auditório 1, Setor de Administração Federal Sul, Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília.