12 de junho de 2018

TJRN é finalista do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça


O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, por meio de sua Secretaria de Comunicação Social, é um dos finalistas do 16º Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, na categoria Comunicação Interna, com o projeto inscrito “Semana da Baixa Processual”. O prêmio reconhece os melhores trabalhos realizados pelas assessorias de comunicação dos órgãos do sistema de Justiça brasileiro. Ao todo, são 15 categorias.

A categoria Comunicação Interna foi a mais concorrida desta edição, com 31 trabalhos inscritos, e é a única a ter quatro projetos finalistas. O TJRN concorrerá com o Ministério Público do Paraná (Whats do MPPR); Tribunal de Justiça de Sergipe (Outubro Rosa – O 1º passo é a prevenção); e Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (Campanha Crise X Crie).

O TJRN já alcançou cinco premiações desde o ano de 2013, sendo a última no ano passado. A atual edição alcançou o recorde de 286 trabalhos inscritos. Os vencedores serão anunciados no dia 22 de junho, no encerramento do Congresso Brasileiro de Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom), em Cuiabá (MT).

Para o secretário de Comunicação Social, jornalista Osair Vasconcelos, “num ano em que o número de inscrições é recorde, apenas o fato de o TJRN ser finalista já é uma premiação. No caso específico do nosso trabalho, o de finalista em Comunicação Interna, a disputa foi tão intensa, e os trabalhos de tanta qualidade, que o comitê julgador abriu exceção e apontou quatro finalistas, ao invés de três, que é a praxe. Isso mostra a qualidade do trabalho feito pela Secretaria de Comunicação do TJRN”.

Semana da Baixa

Com o objetivo de melhorar as estatísticas processuais da Justiça Estadual potiguar, a Presidência do TJRN instituiu a Semana da Baixa Processual, realizada em forma de mutirão em todas as unidades judiciárias do RN entre os dias 23 e 27 de outubro de 2017. O foco era promover o arquivamento definitivo de processos já finalizados, mas que ainda não haviam sido arquivados em definitivo, o que prejudica as estatísticas de produtividade do TJRN e seu desempenho junto aos rankings do CNJ.

Para divulgar a iniciativa e ganhar a adesão dos juízes e servidores, a Secretaria de Comunicação elaborou uma campanha publicitária com o mote “Com o seu trabalho o Judiciário avança e todos ganham”. A identidade visual das peças faz referência a uma corrida de revezamento do atletismo.

O chefe de seção de Webdesign e Criação Gráfica, Wabner Alves, destaca que as peças publicitárias foram concebidas com o intuito de reforçar o conceito de trabalho em equipe. “A identidade desenvolvida está fortemente ligada a ação e movimento. Construímos a campanha com base em três palavras-chave: trabalho, avançar e ganhar. Por isso, desenvolvemos este conceito, para reforçar ainda mais esta atitude de buscar a conquista de um objetivo”.

As peças gráficas foram veiculadas por meio de wallpapers, mailling, intranet, grupos de WhatsApp e cartazes enviados para as comarcas. Também foram veiculados vídeos nos quais a juíza coordenadora dos Juizados Especiais, um juiz auxiliar da Presidência e a corregedora geral de Justiça exortavam a participação de todos durante a Semana da Baixa.

Ao final da edição, a Semana da Baixa Processual alcançou a marca de 43.619 processos arquivados definitivamente por 211 unidades judiciárias. Ainda durante o mutirão, foram feitas 298.078 movimentações processuais, contribuindo para a tramitação dos processos e melhora da prestação jurisdicional.

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