08 de agosto de 2018

Seminário sobre Contabilidade Eleitoral reúne profissionais da área no TRE-RN


Na última sexta-feira, dia 03 de agosto, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) sediou o ‘Seminário sobre Contabilidade Eleitoral’, promovido pelo Conselho de Contabilidade do Rio Grande do Norte (CRC-RN). O evento, que aconteceu no Auditório do Centro de Operações da Justiça Eleitoral (COJE), reuniu mais de 100 participantes, entre contadores, advogados, assessores e profissionais do ramo político, além de autoridades do TRE-RN e do Conselho de Contabilidade.

O seminário foi promovido com o objetivo de orientar os profissionais sobre as mudanças estabelecidas pela Justiça Eleitoral para as Eleições 2018, principalmente nos campos da prestação de contas, arrecadação e aplicação de recursos nas campanhas, limite de doações, vaquinhas online e outras regulamentações. Ao longo de todo o dia, o evento trouxe uma série de palestras para tratar sobre os temas propostos.

Inicialmente, a explanação ficou por conta do servidor Carlos José Bonifácio, Chefe da Seção de Processamento de Feitos, que falou sobre a ‘Escolha e Registro de Candidatos’. Em seguida, o tema debatido foi a ‘Segurança da Urna Eletrônica e dos Sistemas Eleitorais’, cuja condução foi realizada pelo Secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RN, Marcos Maia. A terceira palestra foi ministrada pelo juiz da Corte Eleitoral, Wlademir Capistrano, que abordou o tema ‘A Repercussão da desaprovação e da não prestação de contas eleitorais’. Por último, no turno da tarde, o assunto ‘Arrecadação e Aplicação de Recursos e Prestação de Contas’ esteve em pauta e foi conduzido pelos palestrantes: Lígia Limeira, Secretária Judicária do TRE-RN, Emmanuel Mabelmo, Chefe da Seção de Contas Eleitorais e Partidárias do TRE-RN e Alan Alex Nicácio, membro da comissão de Contabilidade Pública do CRC-RN.

A abertura do evento foi realizada por autoridades dos dois órgãos. A Diretora Geral do TRE-RN, Andréa Campos, esteve presente no Seminário e, em sua fala, ressaltou a importância da iniciativa. “Este momento é ímpar para que sejam tiradas as dúvidas tanto na área de TI, com a urna eletrônica e com os sistemas eleitorais, quanto na área de registro de candidatura. Parabenizo à Secretaria Judiciária pela iniciativa. É importante andarmos de mãos dadas junto com a sociedade, porque estamos para servi-la. Nossa missão maior é esta: servir aos eleitores, aos partidos políticos, candidatos e pré-candidatos. A parceria com instituições como o CRC-RN nos dá tranquilidade maior de fazermos o melhor, para que tenhamos o mínimo de problemas possíveis e obtenhamos êxito”, destacou.

O presidente do Conselho de Contabilidade do RN, Luzenilson Moreira da Silva, destacou o reconhecimento que os profissionais de contabilidade receberam nos preparativos para as Eleições 2018. “Isso para nós, que somos contadores, é um grande avanço; o reconhecimento do nosso profissionalismo, da nossa capacidade técnica de podermos auxiliar não apenas às empresas do Brasil, mas qualquer ente, qualquer pessoa, qualquer associação, ou fundação que trabalhe com números”, afirmou o presidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *