WhatsApp Image 2020-05-21 at 09.22.16

RN é o 21º no ranking de transparência em contratações emergenciais


Cada centavo gasto faz diferença. Por isso, o movimento Transparência Internacional – Brasil está em campanha pedindo mais transparência no combate à COVID-19. Entre os 27 estados da Federação, mais o Distrito Federal, o Rio Grande está atualmente em 21º lugar, com 46,8 pontos sendo classificado com o índice de transparência regular. A escala do movimento Transparência Internacional – Brasil vai de ótimo, bom, regular ao ruim. Consulte do ranking: https://transparenciainternacional.org.br/ranking/.

O nível de transparência das contratações emergenciais no Rio Grande do Norte pode melhorar, Transparência Internacional – Brasil. Por isso, estão em campanha pedindo mais transparência no combate à COVID-19.
“Ajude a exigir mais transparências nas contratações emergenciais em resposta à pandemia. Pressione os estados e capitais que não possuem nível ótimo de transparência”, salienta em chamamento a entidade.

A situação de emergência causada pela pandemia da COVID-19 está provocando alta expressiva dos gastos públicos, acompanhada de um relaxamento dos controles sem precedentes, além de muita desinformação. Agora, mais do que nunca, é essencial que governos aumentem a transparência e a prestação de contas de seus gastos e atividades.

As medidas emergenciais são realmente necessárias para controlar a propagação do vírus, atender a população afetada pela doença e dar suporte econômico às famílias e empresas que, de um dia para o outro, viram suas receitas minguarem. Mas simplificar e agilizar processos de compras e contratações não significa abrir mão da transparência.

Para salvar vidas e reduzir o sofrimento da população, a resposta dos governos precisa ser a mais eficiente possível. Isto também significa proteger o recurso público da corrupção e do desperdício.

#TransparênciaSalvaVidas
SOBRE

A Transparência Internacional – Brasil é um movimento global com um mesmo propósito: construir um mundo em que governos, empresas e o cotidiano das pessoas estejam livres da corrupção.

Atuamos no Brasil no apoio e mobilização de grupos locais de combate à corrupção, produção de conhecimento, conscientização e comprometimento de empresas e governos com as melhores práticas globais de transparência e integridade, entre outras atividades.