16 de outubro de 2015

Projeto Mulher Viver com Dignidade tem 1ª ação na ZN de Natal


Neste sábado (17), no Centro Educacional Dom Bosco, na Zona Norte de Natal, ocorre a 1ª ação do projeto “Mulher Viver com Dignidade”. Serão desenvolvidas várias atividades, debates, palestras e atendimentos (jurídico, social e psicológico) no sentido de esclarecer ao público presente sobre o conceito de que a mulher é um ser completo e necessita de todas as oportunidades e do respeito de todos.

“Não só por ser mulher, mas, especialmente por ser uma pessoa, um ser humano, inserto na Constituição Federal com direitos iguais”, salienta da Defensora Pública, Ana Lúcia Raymundo, Coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica ou Familiar.

Dentre outros, estão entre os objetivos do evento estabelecer prévio contato com a população em geral e, em especial, com a população feminina vítima de violência doméstica e familiar, assim como manter o atendimento às assistidas que se encontram em situação de violência doméstica e familiar com a finalidade de dar visibilidade à existência da situação de violência, facilitando as suas defesas, informando a pretensa vítima acerca dos seus direitos, notadamente o de viver com dignidade.

“Além de lhe assegurar conhecimento sobre todo o transcorrer processual e sobre ações de empoderamento, de modo a tornar integral e eficaz o amparo a ser prestado pela Defensoria Pública”, disse Ana Lúcia Raymundo.

PROGRAMAÇÃO:

LOCAL: Centro Educacional Dom Bosco, situado na Av. Guaratinguetá, 715, Conjunto Gramoré, Lagoa Azul, Natal RN.

DATA: 17/10/2015.

08h30 – BOM DIA – Acolhida realizada pelo Centro Educacional Dom Bosco e apresentação dos participantes (Fala de 15 min Defensoria Estadual e 15 min PLAN Brasil).

09h00 – Apresentação das Entidades Parceiras Realizadoras do Evento (Fala de 15 min PLAN Brasil e 15 min Defensoria Publica do RN);

09h30 – Apresentação Cultural envolvendo crianças e/ou jovens e MULHERES da comunidade.

09h30 às 11h30 – Atendimentos -jurídico, social e psicológico com orientação da Defensoria Pública e distribuição de cartilhas e Folders (Termos de Cooperação com as Universidades);

09h30 às 11h30 – Atendimentos -saúde, carteira de identidade (Termos de Cooperação com entidades locais SESC);

09h30 as 11h30 – Atendimento de massagem Shiatsu express.

10h – Mesa com apresentação dos dados da Pesquisa Por ser Menina, abertura para debate com entidades: COMDICA, CONSEC, CEDECA, SEJURN, SPPM, DEFENSORIA PÚBLICA, Ministério Público, Magistratura.

11h – Apresentação pela DEFENSORIA PÚBLICA ESTADUAL do Projeto MULHER VIVER COM DIGNIDADE, abertura para debate com entidades: SPPM, SEMUL, OAB, MAGISTRATURA, MINISTÉRIO PÚBLICO, Representante do Poder Legislativo Estadual, SESAP, ITEP, DEAM, CODIM, SESED, Representante da Câmara Municipal de Natal, REPRESENTANTES DAS UNIVERSIDADES.

11h30min – Entrega das declarações das meninas do Brasil às autoridades presentes e das Cartilhas DIREITOS DA MULHER: SPPM, SEMUL, OAB, MAGISTRATURA, MINISTÉRIO PÚBLICO, SESAP, ITEP, DEAM, CODIM, SESED, REPRESENTANTES DAS UNIVERSIDADES, REPRESENTANTES DO GOVERNO ESTADUAL, MUNICIPAL, DEPUTADA CRISTIANE DANTAS, Secretarias de Politicas para Mulheres, Estadual e Municipal, Secretaria de Juventude Estadual, Senadora Fatima Bezerra Vice Presidente da Comissão de Educação do Senado Federal, Julia Arruda Presidente da Frente Parlamentar de Infância e adolescência de Natal, entre outras autoridades presentes e antes citadas.

ASSINATURA DO COMPROMISSO do Centro Educacional Dom Bosco de QUOTAS nos Cursos Profissionalizantes oferecidos, garantindo a efetivação do empoderamento das Mulheres.

12h – Almoço

14h às 15 – mini PALESTRAS – para as famílias presentes (15 min), Defensoria, Magistratura, Ministério Público, Colaboradores (SESC – Câncer de MAMA), PLAN, intercalando com apresentações de música poesia e folclore, divulgando o atendimento a ser garantido pelo NUDEM, NAPS e NAMVID.

15h – NUDEM/NAMVID – prestará esclarecimento à população masculina sobre a convivência familiar digna (Ex. Terço dos Homens).

15h – Entardecer Contra Redução da Idade Penal e Comemoração dos 25 anos ECA e 09 anos da Lei Maria da Penha, com atividades lúdicas, oficinas alinhadas a temáticas de DH, Gênero, Contra e redução da idade penal, acolhimento de crianças e adolescentes, Cine Clube, Pipa, Slack Line, Batucada, roda de diálogo com Pastoral de juventude e Prestação de serviços Jurídicos, psico-sociais, sócio-assistências e de saúde, evento para todas as famílias da Comunidade esses serviço ocorrem durante todo o dia.

16h – Cortejo na Comunidade, à ideia é que estas atividades e serviços estenda-se a tarde, e finalize com um cortejo pela comunidade com apresentação dos produtos das atividades e oficinas, batucada etc.

17h – ENCERRAMENTO – Boa noite – Dom Bosco.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *