05 de julho de 2019

Programa de ergonomia e segurança do trabalho da JFRN é premiado internacionalmente


Destaque internacional para o programa de ergonomia desenvolvido pela Seção Judiciária do Rio Grande do Norte. O ProErgo, direcionado à ergonomia e segurança do trabalho, foi considerado o melhor trabalho na área empresarial no 19º Congresso de Stress da ISMA-BR, 21º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho, 11º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública e 11º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público.

No encerramento do evento, que ocorreu em Porto Alegre, foi feita a entrega da premiação. O Vice-diretor do Foro da JFRN, Juiz Federal José Carlos Dantas Teixeira, recebeu a premiação representando a Seção Judiciária potiguar.

O programa é desenvolvido pela JFRN e contempla várias ações, como: análise ergonômica do trabalho, definindo mobiliários adequados à necessidade da atividade laboral; análise ambiental, incluindo as condições de temperatura efetiva, ruído e iluminação dos espaços de trabalho; e estudo de outros fatores que possam influenciar a saúde e a integridade física e mental dos colaboradores.

O trabalho, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), já calculou inúmeros e expressivos resultados: dentre eles, destaca-se a criação do Comitê de Ergonomia ¿ COERGO ¿ por servidores de todas as subseções da JFRN, com o escopo e a responsabilidade de servir como o elemento base e fomentador de discussões e planejamentos com vistas ao desenvolvimento das ações ergonômicas do órgão.

Ainda como resultados da pesquisa, um dos pontos mais impactantes quanto à inovação de técnicas ergonômicas foi a criação do software ERGO, que auxiliará na identificação e prevenção de problemas ergonômicos dos servidores. Haverá, ainda, uma câmera especializada, que captará imagens do servidor em seu posto de trabalho e as transformará em relatórios para avaliação diagnóstica. O material permitirá a identificação de posturas inadequadas dos colaboradores durante a jornada laboral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *