16 de fevereiro de 2017

Prefeitura de Natal admite reajuste na tarifa do ônibus, mas aguarda estudo para definir valor


A Prefeitura de Natal vai autorizar o reajuste no valor da tarifa do sistema de transporte urbano de passageiros da capital. Porém, aguarda o diagnóstico dos técnicos da STTU para definir de quanto será o aumento e quando isso ocorrerá. O prefeito Carlos Eduardo só deve anunciar um novo valor após a análise dos dados enviados pelo sindicato das empresas à STTU, de acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura.

O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Natal (Seturn) encaminhou o pedido de reajuste à STTU no último dia 31 de janeiro. O Seturn pediu um reajuste de 17,24%, o que elevaria a tarifa de R$ 2,90 para R$ 3,40; para o Sindicato, seria uma forma de compensar as perdas acumuladas ao longo de 12 meses.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal optou por não comentar os argumentos dos empresários, ou definir um prazo para conclusão da análise que deve embasar a decisão de Carlos Eduardo. Os empresários alegam defasagem de preços face ao aumento do custo com combustíveis, encargos trabalhistas e redução na demanda de passageiros.

As perdas para o setor seriam relativas a um período maior, disse o consultor técnico do Seturn, Nílson Queiroga, quando falou com a reportagem há duas semanas. “As perdas, na verdade, se acumulam desde 2012, quando passamos 31 meses sem qualquer reajuste”, afirmou.

Na semana passada, o Seturn emitiu um comunicado à população explicando as razões da necessidade do reajuste, e passou a alertar o Poder Executivo sobre a necessidade de ter o pleito atendido, sob pena de reduzirem parte do atendimento aos usuários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *