Planejamento da Assembleia do RN inicia trabalho de desenvolvimento na América Latina
13 de junho de 2018

Planejamento da Assembleia do RN inicia trabalho de desenvolvimento na América Latina


O exemplo do Planejamento Estratégico da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, que gerou repercussão internacional em 2016, iniciou um trabalho em prol do desenvolvimento do legislativo na América Latina, com foco no desenvolvimento da profissionalização dos servidores legislativos, através do intercâmbio de experiências e conhecimentos.

O II Encontro Federal de Administração Integral Parlamentar, realizado nos dias 31 de maio e 01 de junho na cidade de La Rioja, na Argentina, não apenas consolidou, como aumentou o grupo de estudos parlamentares capitaneados por Mario Nitti e Carlos Russo, servidores do Senado da Nação Argentina e da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, respectivamente.

O professor Mário Nitti, presidente da Associação de Administração Legislativa da República Argentina, tem uma busca constante por atrair expositores reconhecidos de distintos países em prol desse movimento, o que ocorreu nesse convênio com a participação de colegas do Brasil, Paraguai, Peru e Espanha.

Essas boas práticas auxiliam na capacitação mais efetiva dos funcionários parlamentários para que prestem melhor serviço aos cidadãos. Nesse sentido, o diretor da Escola da Assembleia e vice-presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), Prof. Ms. Carlos Eduardo Artioli Russo, ressalta que “novos componentes se juntam a esse processo a cada evento e cada vez mais formam uma equipe com o compromisso de melhorar a gestão do serviço público com ênfase no legislativo e capacitação”.

No encontro realizado, se juntaram ao grupo inicialmente formado também pelo prof. Dr. Domingo Mazza (Senado da Nação Argentina) e o prof. Dr. Thiago Dias (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), os representantes argentinos Alberto Moltini, chefe de Planejamento e Capacitação da Legislatura de La Rioja, Duarte Mussi, Diretor da Comissão de Contas e Controle da Administração Financeira do Estado da Câmara de Senadores do Paraguai, Raúl Bevilacqua, Assessor e Investigador Universitário e Dr. Gabriel Duarte Rodriguez, Especialista Parlamentário no Departamento de Investigação e Documentação Parlamentaria do Peru.