PF cumpre mandados de busca e apreensão na 67ª fase da Lava Jato


A Polícia Federal cumpre nesta quarta-feira 23 mandados de busca e apreensão na 67ª fase da operação Lava Jato, denominada “Tango & Cash”.

O cumprimento dos mandados se deu após determinação da Justiça Federal, que também ordenou o bloqueio de R$ 1,7 bilhão dos investigados. O objetivo da operação é a apuração de crimes de corrupção ativa e passiva, além de lavagem de capitais.

Segundo o MPF, um dos alvos da operação é a empresa Techint, suspeita de pagamento de propina em contratos com a Petrobras, cujo pagamento total dos valores pagos indevidamente seria de R$ 60 milhões – 2% de cada contrato.

A empresa integraria, conforme a Polícia Federal, um cartel de nove empreiteiras, denominado “Clube”, que tinha por objetivo vencer e adjudicar as licitações para todas as grandes obras da Petrobras. A partir de 2006, o “clube” teria aceitado o ingresso de outras companhias e chegou a ser composto por 16 grupos empresariais.

De acordo com a PF, são cumpridos, no total, 23 mandados de busca e apreensão, sendo 14 no Rio de Janeiro; oito em São Paulo; e um no Paraná.