15 de agosto de 2015

OAB critica uso de imagem de paciente morta em hospiral de Mossoró


A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mossoró, externou posicionamento contrário à divulgação não autorizada de imagens de pacientes em hospitais. O posicionamento ocorreu após imagens de pessoas no chão do Hospital Regional Tarcisio Maia (HRTM), em Mossoró, circularem na internet. O presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB de Mossoró, Diego Tobias, explicou que não omite os problemas enfrentados pela saúde pública, mas repudia a exposição indevida de pacientes.

“A questão é a forma como as imagens estão sendo colocadas nas redes sociais. É uma preocupação pontual que chamou bastante atenção. Primeiramente se deve respeitar a privacidade do paciente e a dor dos entes queridos. Faço esse pedido à sociedade e colaboradores para se sensibilizar sobre o tema. A OAB é contra toda e qualquer afronta ao direito de imagem do cidadão”, disse.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) lamentou a morte da paciente, bem como a forma como imagem da idosa e do hospital foram expostos. O titular da Sesap, Ricardo Lagreca, explicou que a paciente chegou ao hospital já em parada cardio-respiratória e foi conduzida em um veículo particular dentro de uma rede, obrigando que de imediato todas as medidas necessárias para a ressuscitação fossem tomadas em caráter emergencial no mesmo local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *