Nomeados dois novos conselheiros para o CNJ
29 de setembro de 2017

Nomeados dois novos conselheiros para o CNJ


O  Diário Oficial da União publicou na edição de quinta-feira(28/9) ato de  nomeação de dois novos conselheiros para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).  A desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Maria Iracema Martins do Vale, e o juiz do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Márcio Schiefler Fontes terão mandato de dois anos como integrantes do CNJ.

Maria Iracema Martins do Vale ocupará a vaga que será aberta com a saída do desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e conselheiro Carlos Levenhagen. A cadeira no Conselho a ser ocupada por Schiefler atualmente é do juiz do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e conselheiro Bruno Ronchetti. Tanto Levenhagen quanto Ronchetti encerram seus respectivos mandatos no dia 6 de outubro. A data das posses da desembargadora Iracema e do juiz Schiefler ainda será confirmada.

Sistemática de indicações 

Antes de serem nomeados, os novos conselheiros passaram por sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e foram aprovados pelo Plenário Federal no último dia 20/9.

Os dois novos conselheiros do CNJ são indicados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para representar a Justiça Estadual. A cada dois anos, um(a) desembargador(a) e um(a) juiz(a) são nomeados.

Clique aqui para ver a atual composição do CNJ e como são feitas as indicações dos conselheiros.