Mossoró receberá capacitação sobre desenvolvimento sustentável promovido pelo Programa das Nações Unidas

Mossoró receberá capacitação sobre desenvolvimento sustentável promovido pelo Programa das Nações Unidas


Mossoró recebeu na tarde desta terça-feira (5) o encontro do Projeto de Territorialização e Aceleração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A reunião foi ministrada por Giane Boselli, do Programa das Nações Unidas (PNUD). No evento foi apresentado um projeto  lançado pela PNUD em parceria com a Petrobrás. Em 110 municípios do país será promovido uma capacitação visando acelerar o desenvolvimento sustentável.

Na primeira fase do projeto será entregue um relatório de como está a situação de cada cidade. Depois do relatório ser repassado, o município vai buscar as metas traçadas. No segundo momento acontece a capacitação para as cidades se aprofundarem sobre os objetivos. A previsão do projeto será até o final de 2020.

“Nessa região nós temos Mossoró, Areia Branca e Serra do Mel que são os municípios convidados e estão nas listas para serem contempladas pela Petrobrás com o programa. Esse programa da ONU procura auxiliar os municípios no alcance dos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável. É uma forma de capacitar o governo local e empresas para que alcancem o desenvolvimento”, destacou Giane Boselli.

Entre os 17 objetivos estão por exemplo erradicação da pobreza, educação de qualidade, igualdade de gênero, energia acessível e limpa, redução das desigualdades e paz, justiça e instituições eficazes.

A vice-prefeita de Mossoró, Nayara Gadêlha, esteve presente no evento. “É muito importante Mossoró sediar esse evento e a Prefeitura está sempre de portas abertas para discutir questões importantes para a população, principalmente sobre sustentabilidade”, disse.

A secretária Executiva de Meio Ambiente, Doriana Burlamarqui, participou do encontro. “Os municípios precisam ficar atentos desses objetivos para que até 2020 cada cidade possa atingir as metas com o desenvolvimento sustentável dos municípios. Esse encontro foi bastante importante para a cidade”, destacou.

Participaram do encontro representantes das cidades de Serra do Mel e Areia Branca. Fernanda Kaline, representando a Secretaria de Desenvolvimento Social também esteve presente.