Mossoró é contemplada com o Projeto Inova Jovem
05 de junho de 2018

Mossoró é contemplada com o Projeto Inova Jovem


O município de Mossoró foi contemplado com o Projeto Inova Jovem, uma iniciativa da Secretaria Nacional de Juventude, criado com o objetivo de reduzir a vulnerabilidade juvenil nas comunidades, a partir do Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência 2017 (ano base 2015) e em todas as capitais do país.

O Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência (IVJ-V) é um estudo realizado pela SNJ em parceria com a UNESCO e com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública com o objetivo de se medir o risco juvenil por meio da mortalidade por homicídio, mortalidade por acidentes de trânsito, frequência à escola e situação de emprego, indicador de pobreza e indicador de desigualdade. Os dados foram agregados pela ótica racial, de gênero e em municípios com mais de 100 mil habitantes. O IVJ-V de Mossoró é 0,434 e o município está na posição 77 do ranking, sendo este índice considerado médio.

O Projeto Inova Jovem é destinado a jovens com idade entre 18 e 29 anos, prioritariamente negros e negras, moradores de localidades em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é atender jovens empreendedores de comunidades carentes, possibilitando a autonomia financeira e alternativas ao desemprego.

Em Mossoró serão ofertadas 25 vagas para aulas presenciais de capacitação, mentoria dos negócios e acompanhamento especializado. As aulas serão realizadas de 2 a 6 de julho, no Gabinete da Vice-Prefeitura de Mossoró, localizado na Rua Melo Franco, 106, Centro. A Agência de Fomento Social Besouro é a responsável por ministrar o curso e dar o suporte aos alunos após a aulas.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através do site www.inovajovem.com.br ou presencialmente no próprio gabinete da Vice-Prefeitura, de segunda a sexta, das 08h às 12h. Até o dia 28 de junho. Os selecionados receberão um e-mail com a confirmação da inscrição.

A vice-prefeita Nayara Gadelha falou sobre mais um projeto que irá beneficiar os jovens mossoroenses. “Esse é mais um projeto que Mossoró é contemplada que irá beneficiar ainda mais nossos jovens. Além do nosso Estação Juventude, que está em fase de implantação, o Inova Jovem também dará oportunidade a jovens, em situação de vulnerabilidade, de se tornarem empreendedores”, disse Nayara.