Doação de terrenos é aprovada na Câmara e deve gerar cerca de 100 novos empregos

Doação de terrenos é aprovada na Câmara de Mossoró e deve gerar cerca de 100 novos empregos


Em mais uma ação de transparência, a Prefeitura de Mossoró apresentou nesta quarta-feira (12), na Câmara de Vereadores, o impacto na criação de novos postos de trabalho no município com a doação de terrenos nos distritos industriais. Representando a Prefeita, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Lahyre Rosado, usou a tribuna popular para pedir apoio aos vereadores na aprovação das matérias.

Com dois projetos de lei de doação de terrenos no distrito industrial em tramitação no legislativo, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico enfatizou que não há prejuízos para o município com a doação de terrenos no distrito industrial. “Essa doação não causa prejuízos ao município, uma vez que há uma cláusula de reversão. Nós viemos aqui a Câmara para mostrar aos vereadores a importância da aprovação desses projetos para que a gente possa gerar mais empregos. Serão algo em torno de 100 novos empregos que serão gerados em Mossoró”, explicou Lahyre Rosado Neto.

Na oportunidade, o secretário ainda explicou aos vereadores que o Distrito Industrial de Mossoró serve para abrigar empresas, mas que o município se cerca de cuidados na análise dos pedidos de doação e também na fiscalização de possíveis irregularidades por parte dos empresários. “Prova disso é que nós fizemos a reversão de mais de 30 áreas nos distritos industriais que não estavam sendo utilizadas. Entendemos que essas áreas precisam ir para empresas que vão gerar empregos. E nunca vai haver possibilidade de o Município ter prejuízo, porque toda lei de doação consta a cláusula de reversão. Se a empresa deixar de funcionar, mudar o ramo de atividade, o terreno volta para o município. E a empresa não pode doar, não pode vender, não pode alugar”, enfatizou.

De acordo com Lahyre Neto, ainda existem em andamento na secretaria de Desenvolvimento Econômico 16 processos de pedido de doação de terreno, mas o município é criterioso na avaliação dos pré-requisitos. “Nessa etapa é levantado a planta, licenciamento, levantamento topográfico, análise da situação financeira e só chega na Câmara quando é aprovada todas essas exigências”, frisou.

O secretário anunciou também que essa é apenas uma das maneiras que a Prefeitura de Mossoró tem utilizado para impulsionar a criação de novos postos de trabalho. “Disponibilizamos um formulário no site da Prefeitura para empresários do mundo todo que estejam interessados em investir na cidade. A economia do país enfrenta problemas e a Prefeitura de Mossoró está sempre procurando maneiras de fazer com que o desemprego na nossa cidade diminua”, pontuou.

Satisfeitos com a explanação do secretário, os vereadores aprovaram por maioria os dois projetos de lei que permitem a doação de terrenos no distrito industrial de Mossoró para a instalação da Trevo Embalagens e do centro de distribuição do Parque Elétrico. “São terrenos que não estão sendo utilizados pelo município e que vão gerar renda para o mossoroense”, declarou o vereador Manoel Bezerra.