27 de setembro de 2019

Consultório na Rua atende diversas pessoas em situação de rua no Centro de Mossoró


O Consultório na Rua da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Mossoró atendeu, na noite desta quarta-feira (26), na calçada da Catedral de Santa Luzia, inúmeros indivíduos que estão em situação de rua em Mossoró, dando continuidade ao calendário de atendimentos humanizados. As assistências ofertadas gratuitamente pelo Consultório na Rua são diárias e a cada 15 dias há a realização de uma ação maior com a presença vários médicos, residentes de medicina, e diversos outros profissionais.

Aparecida de Sousa, coordenadora do Consultório na Rua, explica como acontece as ações a cada 15 dias. “Nessa ação a gente traz médicos, testagem, vacinas (Sarampo, Tetano e Hepatite), kits de higiene pessoal, aconselhamento, psicólogo pra orientar e fazer roda de conversa. A gente procura proporcionar um dia bem diferenciado para eles no dia de hoje. Estamos também com estudantes de medicina da UERN e UFERSA. Com a psicologia da UNP, Assistente Social da UNP que está fazendo uma roda de conversa sobre DST, HIV e Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio.”, afirma Aparecida.

Maria Magnólia, de 56 anos, está em situação de rua há 5 anos na cidade. Segundo ela, o Consultório na Rua representa um olhar especial às pessoas que são esquecidas. “Para mim está ótimo. Tirei sangue, fiz exames e estou agradecida por ter esses cuidados. Muita gente esquece que nós existimos, mas vocês estão aqui para nos ajudar na parte da saúde.”, destacou Magnólia.

A professora de medicina da UERN e UFERSA, Andrea Taborda, parceira da Secretaria de Saúde, atendeu como clínica geral na ação do Consultório na Rua nesta quarta-feira e falou das ações que vem desenvolvendo em conjunto. “A gente vem desenvolvendo junto com a Residência de Medicina de Família e Comunidade da UERN, desde janeiro deste ano, atendimentos quinzenais. Em alguns momentos a gente faz ações maiores, interprofissionais e multiprofissionais. Hoje estamos com vários alunos da UFERSA da graduação de medicina, que a gente fez um projeto de extensão para que eles pudessem trabalhar baseados nas necessidades que a equipe do Consultório na Rua trouxe.”, pontuou a professora de medicina.

“Essa ação para eles representa muito. A gente convive com eles de segunda a sexta-feira fazendo os atendimentos, mas uma ação dessa diferenciada é muito rica para eles. Estamos procurando, nós, enquanto Prefeitura, e os parceiros, valorizar as pessoas que estão em situação de rua. Procuramos fazer parcerias com diversas instituições e hoje temos uma parceira que doou os kits de higiene pessoal, uma ONG que vai distribuir a comida e outras pessoas doaram roupas.”, explica a coordenadora Aparecida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *