07 de agosto de 2015

Comitiva vai cobrar transposição e Barragem de Oiticica no ministério da Integração


Uma comitiva do Rio Grande do Norte será recebida em audiência pelo Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, na terça-feira (11) em Brasília. O grupo é formado pelo Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; pelo vigário episcopal das pastorais sociais da Diocese de Caicó, Padre Ivanoff da Costa Pereira; pelo presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica Piancó-Piranhas-Açu, agrônomo José Procópio de Lucena; e dois representantes da Comissão das Famílias atingidas pelas obras da Barragem Oiticica, em Barra de Santana, Jucurutu-RN, Marlon Bezerra de Queiroz e Francisco Neto Pereira.

No encontro, a a comitiva apresentará ao Ministro Gilberto Occhi as preocupações referentes aos recursos para a conclusão das desapropriações das terras cobertas pelas águas da barragem, para a construção da nova Barra de Santana, para as três agrovilas para os sem-terra da área (em Jucurutu, Jardim de Piranhas e São Fernando), para as casas dos sem teto e para a obra física da Barragem.

Outro tema da pauta será a possibilidade de uma viagem dos Bispos do Nordeste ao Rio São Francisco e às obras de transposição, que está sendo articulada. Nessa visita, além de conhecer as obras, os bispos deverão provocar discussões sobre a revitalização do Rio São Francisco e temas afins, além de outros debatidos no Seminário “Nordeste, 60 anos depois – Mudanças e Permanências”, realizado em Natal, em maio deste ano, com a presença de vários representantes do Governo Federal. Esse tema da pauta é o desdobramento desse seminário.