Sus Mediado na Defensoria com Adriana Torquato

Autoridades da Bahia vem conhecer o projeto do SUS Mediado no RN


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) apresenta nesta sexta-feira (11) o projeto do SUS Mediado para representantes da Secretaria de Saúde da Bahia. Acompanham a comitiva baiana o Procurador Geral daquele estado, Paulo Moreno, e o Defensor Geral da Bahia, Cleriston Macedo. A visita acontece na sede da Defensoria Pública Estadual, no bairro da Ribeira, a partir das 10h.

“É um projeto muito inovador e exitoso. Fomos o primeiro estado do Brasil a criar um programa de mediação que envolve a Procuradoria, Defensoria e a gestão”, disse Adriana Torquato, Procuradora do Estado do RN e coordenadora do SUS Mediado na Sesap.

A Procuradora Adriana Torquato explicou ainda que o projeto surgiu em 2012, em razão do aumento das demandas judiciais na saúde, da necessidade de distribuição das responsabilidades entre gestores municipais e estaduais e como forma de aproximar o cidadão dos gestores do sistema.

O SUS Mediado também já recebeu visitas de representantes dos estados do Ceará, Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais e Tocantins. Em 2014 realizou 1.239 atendimentos, com 416 acordos e índice de resolutividade de 33,58%. De janeiro a maio de 2015 já foram 651 atendimentos, com 231 acordos e índice de resolutividade de 35,48%.