Desafios da Mulher Advogada

Abertura do Ano da Mulher Advogada terá palestra sobre os desafios na advocacia


2016 é o Ano da Mulher Advogada. Para promover eventos no Rio Grande do Norte sobre o tema e estimular as Subseccionais a fazerem o mesmo, a Comissão de Eventos da Ordem dos Advogados do Brasil no Estado, presidida por Juliana Protásio, está preparando uma programação especial. A abertura será realizada no dia 08 de março, às 19h, no Hotel Holliday Inn (Av. Salgado Filho, Lagoa Nova), com palestra sobre os desafios na advocacia. Para participar bastar fazer a inscrição AQUI e levar 2kg de alimentos no dia.

“O objetivo é promover, com base da Resolução nº1/2016 – do Conselho Federal, o respeito, a defesa e o fortalecimento dos direitos e prerrogativas da mulher advogada, com realce para a sua condição de mulher”, ressalta Juliana Protásio.

Em breve, mais novidades da programação do Ano da Mulher Advogada.

Plano Nacional de Valorização da Mulher Advogada

Em 2015, o Plano de Valorização foi aprovado pela OAB Nacional para garantir a efetiva participação das profissionais na Ordem e a proteção de suas prerrogativas. Ele prevê a valorização da educação jurídica e da defesa das prerrogativas das mulheres advogadas, além da elaboração de propostas que protejam a mulher em seu exercício profissional. A OAB aprovou como diretriz ainda o desconto ou isenção de anuidade para advogadas no ano em que tiverem filhos ou os adotarem.

Outra medida é a construção do perfil da mulher advogada por meio de um censo, além da elaboração de manuais de orientação que envolvam as questões de igualdade de gênero. Também serão publicados pesquisas e artigos acerca da realidade social e profissional das advogadas.

A questão da igualdade de gênero é reforçada por políticas que garantam o espaço das mulheres nos espaços de poder, inclusive na OAB. A entidade também trabalhará no diálogo com outras instituições visando humanizar as estruturas judiciárias voltadas para as advogadas.