10 de junho de 2022

EUA vão suspender exigência de teste de Covid-19 para viajantes aéreos


Há uma expectativa de que o governo do presidente norte-americano Joe Biden anuncie nesta sexta-feira (10) que os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) do país suspenderão a exigência de que os viajantes testem negativo para Covid-19 antes de entrar nos Estados Unidos. As informações são de um oficial do governo.

A medida, que a CNN foi a primeira a relatar, entrará em vigor para viajantes aéreos com destino aos EUA à meia-noite de domingo (12).

O CDC está suspendendo a restrição contra a qual a indústria de viagens fez lobby por meses depois de determinar que não era mais necessário “com base na ciência e nos dados”, disse o oficial.

O CDC reavaliará sua decisão em 90 dias e, se os especialistas decidirem que precisam restabelecê-la, por causa de uma nova variante de preocupação, por exemplo, assim será feito. A medida está em vigor desde janeiro de 2021.

A autoridade disse que o governo Biden planeja trabalhar com as companhias aéreas para garantir uma transição suave com a mudança, mas provavelmente será uma medida bem-vinda para a maioria do setor.

Autoridades do setor de viagens têm criticado cada vez mais a exigência nas últimas semanas e instaram diretamente o governo Biden a encerrar a medida, argumentando que estava tendo um efeito assustador em uma economia já frágil, de acordo com o chefe da Airlines for America, Nick Calio, cujo grupo se reuniu recentemente com funcionários da Casa Branca.

A indústria de viagens e especialistas científicos disseram que a política estava desatualizada há meses.

Os legisladores, incluindo os democratas, também defenderam a suspensão da exigência nas últimas semanas.

A senadora de Nevada Catherine Cortez Masto disse: “Estou feliz que o CDC suspendeu a exigência de testes de coronavírus para viajantes internacionais e continuarei fazendo tudo o que puder para apoiar a forte recuperação de nossa indústria de turismo”.

CNN Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *