16 de setembro de 2021

Fátima pede autorização da Assembleia para mudar sede do Governo do Estado de Natal para Mossoró em setembro; ENTENDA


Foto: Elisa Elsie / Governo do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), pediu autorização da Assembleia Legislativa para transferir a sede do Governo do Estado de Natal para Mossoró entre os dias 28 e 30 de setembro de 2021. Com o pedido da governadora, a Casa vai votar um projeto de lei para decidir se concorda ou não com a transferência momentânea.

Em mensagem enviada aos deputados estaduais, a governadora ressalta que a transferência temporária tem o objetivo de homenagear a cidade pelo pioneirismo na abolição da escravatura. Em 2021, serão comemorados os 138 anos desde que a cidade libertou os escravos – o que ocorreu cinco anos antes da Lei Áurea, assinada pela princesa Isabel.

“O município de Mossoró festeja, na respectiva data, a extinção do regime escravocrata até então vigente no correspondente território, 5 (cinco) anos antes da publicação da Lei Áurea, o que revela a importância desta comemoração não só para os mossoroenses, mas para todo o povo brasileiro, tendo em vista o avanço social proporcionado pelo fim da escravidão”, escreveu Fátima.

Fátima enfatiza, ainda, que a transferência da sede do governo para Mossoró visa à “aproximação das autoridades públicas estaduais com a população de Mossoró e dos municípios circunvizinhos, possibilitando que as políticas públicas destinadas a atender a tão importante parcela da sociedade norte-rio-grandense sejam formuladas com maior precisão, considerando as reais necessidades da região Oeste do Estado”.

A transferência da sede do governo coincidirá também com a posse da nova reitora da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern), professora Cicília Maia, que foi nomeada por Fátima em maio deste ano.

98 FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *