16 de abril de 2016

Chegada de novos juízes trará economia e celeridade aos processos, destaca presidente


O presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, desembargador Claudio Santos, declarou que duas áreas do Poder Judiciário potiguar serão beneficiadas com a posse dos 40 novos juízes, que acontece, na tarde desta sexta-feira (15), na Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (Esmarn), em Natal. A declaração, em tom otimista, foi dada pouco antes da abertura do evento, em uma coletiva à imprensa, na qual antecipou que a economia e a celeridade processual devem ser as principais melhorias a serem sentidas.

“Cerca de R$ 500 mil são gastos, por exemplo, em diárias que são pagas para os juízes atuais do quadro, já que existem comarcas sem magistrados e isso exige o deslocamento daqueles já atuantes. Esse gasto será eliminado, já que os novos empossados eliminarão essa lacuna”, avalia o presidente do TJRN.

Segundo o presidente da Corte potiguar, os benefícios estão interligados e geram uma espécie de efeito dominó, já que a economia trabalha junto à celeridade processual, que acontecerá nas comarcas que receberão os novos magistrados, o que eliminará o atual acúmulo de processos.

“Nas ações penais, por exemplo, esse benefício será sentido com mais rapidez. As ações de improbidade administrativa também ganharão em celeridade com esse reforço no quadro de magistrados”, comenta o desembargador presidente do TJRN.

“Mas, os subsídios dos novos magistrados já estão contemplados no orçamento e, assim, continuamos a poupar os custos do judiciário para a sociedade”, destaca Claudio Santos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *