02 de dezembro de 2015

CNJ começa maratona para otimizar o Judiciário


Com o tema “O caminho para otimizar a justiça”, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) dá início à Primeira Maratona do PJe, um concurso de desenvolvimento do Processo Judicial Eletrônico (PJe), cujo objetivo é o aprimoramento de aplicações satélites, módulos ou aplicativos para dispositivos móveis que se adequem à arquitetura 2.0 do sistema.

Através dessa competição, o CNJ abre a possibilidade às equipes de desenvolvedores de sistemas dos órgãos do Judiciário brasileiro – com o sistema instalado ou em fase de instalação – para apresentarem propostas de projetos que modernizem a Justiça brasileira, facilitem o acesso a processos nos Tribunais Superiores, na Justiça Estadual, Justiça do Trabalho, Justiça Federal e Justiça Militar dos Estados.

Os tribunais ou conselhos poderão inscrever um número ilimitado de equipes e projetos. A participação nas equipes é restrita aos desenvolvedores do quadro de servidores dos respectivos tribunais ou conselhos e, cada equipe deve ter, no máximo, 5 (cinco) integrantes de diferentes órgãos ou não.

A Maratona PJe apresenta 6 (seis) etapas, sendo a terceira voltada para a aclimatação das equipes. Nesta etapa, as equipes escolhidas para participar da competição, deverão passar um período de conhecimento das tecnologias possíveis de utilização no projeto, especialmente a arquitetura denominada PJe 2.0 e a aplicativo local meuPJe, ferramenta que possibilita a implementação de funcionalidades a serem executadas no computador do usuário.

Os produtos desenvolvidos na Maratona são voltados para os usuários do sistema. Uma clientela diversa que alcança magistrados, servidores do Judiciário, membros do Ministério Público, advogados, procuradores, defensores públicos, estagiários, estudantes de Direito, afora o cidadão.

A inscrição das equipes pode ser feita por qualquer um de seus integrantes no endereço http://pje.jus.br/maratona/formulario/ até 11 de dezembro de 2015.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *