01 de dezembro de 2015

Innovare premia melhores iniciativas no sistema de justiça em 2015


Foram anunciados nesta terça-feira, em cerimônia no Supremo Tribunal Federal (STF), os vencedores das sete categorias do Prêmio Innovare, que reconhece práticas transformadoras dentro do sistema de justiça brasileiro. Em sua 12ª edição, a premiação escolheu projetos voltados à infância e adolescência, população presa, conflitos familiares, redução de litígios e combate à corrupção.

Venceu, na categoria Prêmio Especial, cujo tema foi o descongestionamento da Justiça, a iniciativa “Centrais de Negociação da Procuradoria-Geral da União”. O projeto identificou processos de massa, com demandas repetitivas em todo o sistema judicial, para resolvê-los mediante a apresentação de proposta de acordo aos autores. O advogado da União José Roberto da Cunha Peixoto, que recebeu o troféu das mãos do ministro Dias Toffoli, ressaltou os resultados:

— A prática das centrais de negociação conseguiu extinguir 47 mil processos que atravancavam os juizados especiais federais de todo o país.

A premiação teve como mestre de cerimônia o ator Lima Duarte e, na plateia, estavam ministros e ex-ministros do STF e do Superior Tribunal de Justiça, além de juristas e advogados. No total, a edição de 2015 do prêmio recebeu inscrições de 667 práticas de todos os estados brasileiros. Este ano, foi criada uma sétima categoria: Justiça e Cidadania. Todas têm tema livre, com exceção da categoria Prêmio Especial.
José Roberto da Cunha Peixoto venceu o Prêmio Especial por promover acordos e extinguir processos – André Coelho / Agência O Globo
O Prêmio Innovare é uma realização do Instituto Innovare, do Ministério da Justiça, da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), da Associação dos Juízes Federais (Ajufe), do Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), com apoio do Grupo Globo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *