09 de agosto de 2024

ALRN entrega medalha do Mérito Legislativo ao Monsenhor Flávio Medeiros


O Parlamento Potiguar entregou nesta quinta-feira (8) a medalha do Mérito Legislativo ao reverendíssimo Monsenhor Flávio Medeiros.  De iniciativa do deputado Ubaldo Fernandes (PSDB), a maior honraria do Poder Legislativo Estadual foi entregue em solenidade realizada no Centro Pastoral de Acari. O homenageado foi escolhido pelos préstimos que faz em serviço do Rio Grande do Norte no Vaticano. Monsenhor Flávio Medeiros é Cônego da Basílica Papal Vaticana Protonotário Apostólico, Primeiro cerimoniário do cabido Vaticano e da Basílica de São Pedro.

“Essa honraria é entregue sempre no mês de dezembro em uma solenidade especial na Assembleia Legislativa, mas em virtude da agenda do Monsenhor Flávio, que só vem ao Brasil uma vez ao ano, decidimos aproveitar os festejos da padroeira da Cidade, Nossa Senhora Da Guia e fazer a entrega nesta data. O que para nós é uma grande honra. É o Parlamento Estadual reconhecendo o trabalho desse Potiguar que tanto nos orgulha com a sua trajetória no Vaticano”, disse Ubaldo Fernandes.

A entrega da medalha do Mérito Legislativo ao Monsenhor Flávio Medeiros foi realizada em parceria com a Câmara Municipal de Acari, que na mesma ocasião fez a entrega de títulos de cidadãos acarienses.

Em seu discurso Monsenhor Flávio Medeiros relembrou os ensinamentos e a fé dos seus antepassados, dos seus professores no sacerdote citando Dom Eugênio e Dom Heitor de Araújo Sales, fundamentais na sua trajetória sacerdotal. Por fim, Monsenhor Flávio agradeceu por poder prestar um serviço de tanta relevância para a igreja católica.

“Me invade uma emoção profunda e um sentimento de grande pequenez, diante desse momento que minha vida registra. Minha profunda gratidão à Assembleia Legislativa e ao meu Rio Grande do Norte. Todo meu serviço à Santa Sé é reflexo do legado de fé dos nossos antepassados, que edificaram o nosso presente. Muito obrigada a todos”, agradeceu Monsenhor Flávio Medeiros.

Aos préstimos do Monsenhor Flávio Medeiros junto a Santa Sé Apostólica, ressalta-se o empenho de reconhecer como Basílica Menor Nossa Senhora Da Guia, a Igreja Matriz datada de 1867 da cidade de Acari, Seridó potiguar, colocando-a no hall das pouco mais de dezenas Basílicas Menores elevadas pelo vaticano no território brasileiro. Trazendo consigo uma relevante expressão nacional e internacional aos que procuram o roteiro religioso na cidade, impactando assim a história, empregabilidade e a renda dos moradores sobretudo a cadeia econômica do turismo religioso.

“Nesta mesma igreja encontramos o símbolo do seu registro como basílica menor os “símbolos pontifícios” símbolo de comunhão e da elevação da Igreja ao grau de Basílica papal fora dos muros da Cidade Estado do Vaticano”, destacou Ubaldo.
 
Participaram da solenidade, o Padre Emanuel – Pároco da Basílica Menor Nossa Senhora da Guia; Monsenhor Edson Medeiros- Administrador Diocesano de Caicó; Fernando Bezerra – Prefeito de Acari; Paloma Vitória – Vereadora e Presidente da Câmara Municipal de Acari, além de autoridades, religiosos e a população em geral.

Biografia
Mons. Flávio José de Medeiros Filho
Nascido em Natal (RN), aos 27.01.1977, filho de Flávio José de Medeiros e Maria das Vitórias de Araujo Medeiros.
Batizado na Matriz de Nossa Senhora da Guia em Acari (RN) aos 13.03.1977
Ingressou no Seminário de São Pedro da Arquidiocese de Natal em 1997, onde cursou Filosofia no mesmo Seminário.
Enviado a Roma pelo Arcebispo de Natal, Dom Heitor de Araujo Sales, no ano 2000, para cursar Teologia no Pontifício Ateneo Regina Apostolorum, de onde obteve o bacharelado. Contemporaneamente aluno do Pontifício Collegio Internazionale Maria Mater Ecclesiae, em Roma.
Ordenado Diácono aos 24 de maio de 2003 no Altar da Cátedra da Basílica de sao Pedro, através da imposição das mãos do Arcebispo de Natal, Dom Heitor de Araujo Sales.
Participou ativamente das cerimônias do funeral do Papa João Paulo II, na qualidade de Diácono e de ajudante de cerimônias, como também da inauguração do Conclave que elegeu o  Papa a Bento XVI.
Ordenado Sacerdote por imposição das mãos do Arcebispo emérito de Natal, Dom Heitor de Araújo Sales, na Catedral Metropolitana de Natal, aos 04 de agosto de 2005
Celebrou sua primeira Santa Missa na Matriz de Nossa Senhora da Guia em Acari, aos 05 de agosto de 2005.
Integrante da equipe sacerdotal da Basílica de São Pedro, como formador dos ministrantes, a partir do ano 2005.
Nomeado vice cerimoniário da Basílica de São Pedro no Vaticano, aos 4 de setembro de 2008.
Nomeado pelo Papa Francisco como Cônego da Basílica de São Pedro e contemporaneamente equiparado a Monsenhor Protonotário Apostólico aos 09 de abril de 2022.
Nomeado Prefeito da Sacristia da Basílica Vaticana aos 15 de junho de 2022
Nomeado primeiro Cerimoniário da Basílica Vaticana aos 27 de dezembro de 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *