06 de julho de 2017

Janot pede a abertura de inquérito contra Robinson e Fabio Faria


O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu a instauração de inquérito para investigar o governador Robinson Faria e o filho, deputado federal Fábio Faria, ambos do PSD, por acusações que apontam caixa dois e corrupção passiva. A informação foi publicada na versão Online do jornal O Globo e pela Agência Estado. O procurador-geral também pediu um inquérito contra o senador José Serra (PSDB).

O pedido de abertura de inquérito é com base na delação premiada do empresário Joesley Batista, um dos donos da JBS.

Robinson e Fábio Faria são acusados de terem recebido R$ 10 milhões na campanha de 2014 em troca da promessa de que privatizariam a Companhia de Água e Esgoto do Estado do Rio Grande do Norte (Caern). Parte das doações, segundo a denúcnia, não foi declarada à Justiça Eleitoral. Assim como no caso de Serra, Janot pediu que Fachin autorize a abertura do inquérito, mas solicitou também que ele seja depois redistribuído. Pediu ainda que o governador e o deputado sejam ouvidos.

Os dois pedidos de Janot foram feitos em 29 de junho. Como o STF está de recesso no mês de julho, uma decisão a respeito poderá ser tomada apenas em agosto.

Defesa
O jornal O Globo informou que a assessoria de Robinson Faria reafirmou teor de nota publicada em maio na qual ele e o filho negam as acusações. No texto, ambos disseram que as doações foram legais e registradas na Justiça Eleitoral, e feitas sem qualquer contrapartida. A nota aponta ainda que, desde a campanha, Robinson fez declarações públicas contra a privatização da Caern. O senador José Serra ainda não se posicionou sobre o pedido de abertura de inquérito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *