31 de maio de 2016

Tesouro negociará saída para quadro fiscal dos Estados


O governo irá negociar com os Estados uma saída para a situação fiscal em que parte dos entes da federação se encontram. O secretário do Tesouro Nacional, Otávio Ladeira, afirmou que nesta semana será iniciada uma mesa de discussões. “A medida que as conversas avançarem, o Tesouro vai divulgar o andamento das negociações”, explicou.

Ladeira, que falou nesta segunda-feira (30) durante apresentação de dados fiscais, informou ainda que tem consciência das condições dos Estados e que “está disposto a sentar na mesa e discutir a situação”. Ele não deu detalhes sobre como serão conduzidas essa negociações, mas observou que elas buscam resolver problemas de curto prazo, com medidas imediatas.

Para o secretário, porém, ações estruturais e que possam dar sustentabilidade para as finanças públicas estaduais não serão esquecidas. “Isso passa por um rearranjo dos elementos que deixou eles nessa situação”, ponderou. O Tesouro Nacional também está atento a capacidade dos demais entes da federação de fazer superávit primário (economia para pagar os juros da dívida).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *