Seminário do TRT-RN vai discutir Equidade de Gênero nas Relações de Trabalho


A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª (TRT-RN) vai realizar, nesta sexta-feira (26), das 8h30 às 12h30, o Seminário Internacional sobre Equidade de Gênero nas Relações de Trabalho. O evento tem o apoio do Comitê Gestor de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade (CGEquidade) do TRT-RN e será transmitido pelo canal do YouTube da EJud21.

O Seminário vai contar com palestras da professora e diretora científica do MOOC “Violências Sexuais e Sexistas no Trabalho: prevenir e reagir” na Universidade de Lille, França, Céline Leborgne-Ingelaere, e do professor de direito também na mesma Universidade, Bernard Bossu. Ainda na programação, haverá painéis e mesas redondas com especialistas sobre princípios da igualdade, equidade e cargos de poder, questões de gênero e raça.

Serão 4h/aula e as pessoas interessadas não necessitam realizar inscrição. O registro de frequência será realizado com o preenchimento de formulário cujo link será disponibilizado durante a transmissão.

Confira a programação:

Mesa de Abertura

08h30min – 09h

Maria do Perpétuo Socorro Wanderley de Castro – desembargadora e presidente do TRT-RN.

Ronaldo Medeiros de Souza – desembargador e presidente do Comitê Gestor de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade (CGEquidade)

1ª MESA: GÊNERO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO – DEFININDO CONCEITOS

9h – 10h

Palestrantes

Bernard Bossu-professor de direito na Universidade de Lille/França, diretor da equipe de pesquisas em direito social e co-diretor do Instituto de Ciências do Trabalho.

Tema : Princípios da Igualdade e Não-Discriminação nas Relações de Trabalho

Céline Leborgne-Ingelaere-professora da Universidade de Lille/França e diretora científica do MOOC “Violências Sexuais e Sexistas no Trabalho: prevenir e reagir”.

Tema : Assédio Sexual e Comportamento Sexista no Ambiente de Trabalho

Mediadora: Juliana Teixeira Esteves-pós-doutora pelo Institut de Recherches Economiques et Sociales – IRES/França. Professora de direito, doutora em direito com mestrado em ciência política pela UFPE.

2ª MESA: EQUIDADE DE GÊNERO NA PRÁTICA – AS MEDIDAS DOS PLANOS DE AÇÃO

10h – 11h

Palestrantes:

Alyane Almeida de Araújo-servidora do TRT-RN e doutoranda em direito na Universidade de Lille/França. Possui  mestrado em direito constitucional pela UFRN e especialização em direito internacional pela UFRN.

Tema: O indexador da igualdade profissional entre homens e mulheres na França

Adriane Reis de Araújo- procuradora regional do trabalho da PRT2 e coordenadora nacional da coordenadoria de promoção da igualdade de oportunidades e eliminação da discriminação no trabalho.

Tema: A Política Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade no âmbito do Ministério Público do Trabalho (MPT)

Mediador:

Xisto Tiago de Medeiros Neto- procurador do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT/RN) e doutorando em Direito pela Universidade Federal do Paraná.

3ª MESA: TETO DE VIDRO QUEBRADO – EQUIDADE EM CARGOS DE PODER

11h – 12h30

Palestrantes:

Eduardo Ramalho Rabenhorst- professor da Universidade Federal da Paraíba com  Pós-doutorado na Université d’Aix-Marseille, França.

Tema: Políticas da representação do feminino

Rayane Cristina de Andrade Gomes- professora da Universidade Estadual de Goiás e da Faculdade Serra da Mesa e Doutoranda em Direitos Humanos pela Universidade de Brasília.

Tema: Gênero e raça: sub-representação negra feminina no Congresso Nacional.

Mediadora:

Mariana de Siqueira- professora de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com doutorado em Direito pela UFPE. Coordena o grupo Direito, Estado e Feminismos nos 30 anos da CF: estudos interseccionais – DEFEM.