03 de fevereiro de 2016

Secretário destaca parceria em projeto do MPRN de enfrentamento aos danos causados pelas drogas


Profissionais das áreas de educação, assistência social, saúde e dos Sistemas de Justiça de Natal, Parnamirim e Mossoró participaram, na segunda-feira (1º) do Seminário de Alinhamento Conceitual Sobre Prevenção ao Uso Prejudicial de Drogas. O evento, ocorrido no Centro de Convenções, é mais uma ação do Projeto Transformando Destinos, tendo sido capitaneado pela cooperação entre o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), a Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (SENAD) do Ministério da Justiça (MJ), o Governo do Estado e a Fundação Osvaldo Cruz (FioCruz).

O seminário foi aberto pelo Procurador-Geral de Justiça (PGJ), Rinaldo Reis Lima, que destacou os passos seguros que o projeto do MPRN vem dando, juntamente com o apoio do Governo do Estado e dos municípios que aderiram ao Transformando Destinos. “Em maio faremos um ano do lançamento desta iniciativa que tem ganhado parcerias ao longo desse período, todos focados em enfrentar o uso prejudicial das drogas no Rio Grande do Norte”, declarou.

Já o secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Luiz Guilherme Mendes de Paiva, destacou que “essa parceria do MPRN com a SENAD é pioneira e talvez a que trabalha esse enfrentamento ao uso das drogas de forma mais ampla e profunda. Tentaremos exportar para fora do Rio Grande do Norte esta experiência”.

Ainda na abertura do evento, o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, também fez um pronunciamento classificando o momento de vitória. “Poder ver todas essas pessoas aqui em prol de um problema que é a grande causa da violência é animador. Isso porque, para evoluir o padrão da segurança pública, precisamos de políticas públicas de prevenção às drogas”.

Também participaram do evento os prefeitos de Parnamirim e Mossoró, Maurício Marques e Francisco José Júnior, respectivamente, e a secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Aparecida França (representando o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves), além de outros secretários estaduais e municipais, do Prefeito de Parelhas, Francisco Medeiros, e membros do MPRN.

Programação do Seminário
Após a abertura do evento, o doutor Antônio Nery Filho, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), proferiu a palestra “Porque os humanos usam drogas”, seguida da exposição “A política de drogas no Brasil – Avanços e Desafios”, sob comando do Secretário Nacional da Senad, Luiz Guilherme Mendes de Paiva. Na sequência, foi realizada uma mesa redonda para debater aspectos de prevenção a partir de paradigmas nacionais e internacionais, bem como sobre a implantação de três programas de prevenção no âmbito de escolas municipais e estaduais situadas em Natal, Mossoró e Parnamirim. Participam desta atividade Nara Santos, do Escritório de Ligação e Parceria no Brasil das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Leon Garcia (Senad) e Andréa Leite (Senad/Fiocruz).

Programa Conexão Prevenção
Os três municípios (Natal, Parnamirim e Mossoró) e o Estado, parceiros do Transformando Destinos, foram contemplados pelo Programa Conexão Prevenção, que é desenvolvido pela Senad. O Conexão Prevenção, por sua vez, vincula três projetos: a) Jogo Elos, voltado para educandos do 1º ao 5º anos do ensino fundamental; b) #tamojunto, para estudantes do 7º e 8º anos do ensino fundamental; e c) Programa Famílias Fortes, para famílias de crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos de idade, os quais atuam no incentivo do fortalecimento das habilidades de vida entre adolescentes de rede pública de ensino e suas famílias, estimulando atitudes críticas em relação ao uso do álcool e outras drogas. A expectativa é que o Conexão Prevenção seja executado a partir de março. Com isso, serão capacitados pelo Famílias Fortes 180 profissionais, de 27 CRAS, 18 UBS, 4 NASF e 24 escolas, atingindo 270 famílias. Pelo Jogo Elos, devem ser mobilizadas 17 escolas, 135 professores e 4.633 alunos. Já o #tamojunto, pretende alcançar 2.535 alunos, por meio de 79 professores em 29 escolas.

Projeto Transformando Destinos
O Projeto Transformando Destinos, lançado em maio de 2015, tem como objetivo atuar no enfrentamento ao uso prejudicial de álcool e outras drogas no Estado, apresentando estratégias concretas a partir da integração de diversos parceiros, baseado principalmente em ações de prevenção, cuidado e repressão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *