Revelações e Memórias, de Lucio Teixeira dos Santos, conta histórias de vida com humanidade, simplicidade e criatividade


Será lançado em 28 de julho, na sede da OAB Seccional RN, o livro Revelações e memórias, do advogado e professor Lucio Teixeira dos Santos. A obra, que teve seu evento de lançamento suspenso às vésperas, em razão da chegada da pandemia do Coronavírus ao RN em 2020, é o segundo livro do autor, que é figura querida por muitos amigos, colegas e alunos, e conhecido por gostar de compor glosas e criar frases de efeito, influenciado por personalidades cultas e populares.

Com olhar sensível, mas sem fugir dos temas fortes, em suas memórias Lucio Teixeira fala sobre as dúvidas, os avanços, os medos e a coragem, em altas doses de humanidade e sensibilidade. No prefácio, advogado e escritor presidente da Academia Norte-rio-grandense de Letras, Diógenes da Cunha Lima, diz que “Lucio abriu o baú do passado para transformá-lo num livro que registra a sua singela e profunda relação de amor com a vida e os seres humanos”, e que nele “o leitor não vai achar textos metafóricos, mas textos que revelam um olhar penetrante, às vezes telúrico, sobre os acontecimentos”.

Seu estilo leve de ser, reflete-se inclusive nas peças jurídicas, como por exemplo, ocorreu em uma petição originada do professor Deífilo Gurgel (escritor e folclorista potiguar), em processo em que Lucio, na condição de Diretor do Centro de Ciências Humanas da UFRN, despachou em versos, tratando do assunto de forma simpática e criativa:

“Trabalhar pelo folclore, eis causa que me anima

Pelas suas descobertas, que nos tiram da rotina

Quisera isto expressar nas mais sugestivas rimas

Mas como não sou poeta, nem faço poesia

Envio com alegria esse processo legal

Para que se vá depressa ao setor de pessoal”

As orelhas são de Francisco de Assis Câmara, que destaca característica da personalidade de Lucio: “Não é fácil falar de si mesmo quando a timidez está presente. Talvez aí resida a explicação para as biografias tardias. Lucio Teixeira dos Santos, movido pela simplicidade, faz agora o que não se deve deixar para depois”.

O evento de lançamento contará com serviço especializado de organização, seguindo os critérios de biossegurança e serviço de drive thru, das 16h30 às 20 horas.

SOBRE O AUTOR

Lucio Teixeira dos Santos nasceu em Lajes-RN, onde cursou o primário e o ginasial (atual ensino fundamental), vindo para Natal somente em janeiro de 1963 para ingressar no curso secundário (atual ensino médio) na Escola Normal de Natal. É Procurador do Município de Natal e Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte aposentado. Foi Diretor do curso de Direito da UNP por 15 anos e, após esse período, continuou como Assessor Especial da Reitoria, completando 23 anos de colaboração à instituição. Foi Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil por dois mandatos, e ainda é membro da Comissão Nacional de Educação Jurídica. Atualmente preside a Academia de Letras Jurídicas do RN e hoje comanda o escritório de advocacia LTS Advogados, junto com os filhos.

SERVIÇO

LANÇAMENTO: REVELAÇÕES E MEMÓRIAS – LUCIO TEIXEIRA DOS SANTOS (Editora 8 / Vou Te Contar)

DATA: 28 DE JULHO DE 2021

LOCAL: SEDE DA OAB SECCIONAL RN – Av. Barão de Serra Branca, S/Nº, Candelária

HORÁRIO: DAS 16H30MIN ÀS 20H, COM SERVIÇO DRIVE THRU

VALOR DO LIVRO: R$ 50,00

FORMAS DE PAGAMENTO: ESPÉCIE, TRANSFERÊNCIA OU PIX