
Presidente da República nomeia Alexandre Luiz Ramos para ministro do TST
O desembargador Alexandre Luiz Ramos, do Tribunal Regional da 12ª Região (SC), foi o indicado pelo presidente da República, Michel Temer para a vaga de ministro do Tribunal Superior do Trabalho, aberta com a aposentadoria do ministro João Oreste Dalazen, em novembro deste ano.
O desembargador foi o mais votado da lista tríplice formada pelos desembargadores Samuel Hugo Lima (TRT-Campinas) e Sérgio Torres (TRT-Pernambuco), que foi encaminhada pelo TST ao presidente da República.
Alexandre Ramos agora será sabatinado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal e, posteriormente, sua indicação será submetida ao Plenário da Casa.
O desembargador Alexandre Luiz Ramos tem mestrado e doutorado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Antes de se tornar magistrado, a partir 1993, ele atuou como servidor da Justiça do Trabalho catarinense por cinco anos.
Após cinco anos como juiz substituto, Alexandre Ramos foi promovido a titular, em 1998 e trabalhou nas Varas do Trabalho de Xanxerê, Chapecó, Araranguá, Imbituba, Itajaí, São José e Florianópolis, onde comandava a 6ª Vara da capital.
Em dezembro de 2016, Alexandre foi nomeado desembargador do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina, pelo critério de merecimento.