PPA Participativo 2016-2019 chega ao Poder Legislativo


O Governo do Estado entregou nesta segunda-feira (31) o projeto para o Plano Plurianual (PPA) do período 2016-2019. No total, a proposta do Executivo contempla R$ 45,7 bilhões para os próximos quatro anos, entre gastos com pessoal, custeio da máquina pública e investimentos. Com 614 páginas, o PPA vai orientar a elaboração das Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Orçamentária Anual (LOA) até 2019.

O secretário estadual de Planejamento, Gustavo Nogueira, citou como algumas das áreas prioritárias do PPA a segurança, saúde, educação e infraestrutura. “As áreas prioritárias para o PPA são segurança, saúde, educação, infraestrutura e transporte, recursos hídricos e saneamento. Essas áreas, inclusive, estão em consonância com as propostas demandas pela sociedade durante o processo de elaboração do Plano Plurianual”, comentou.

Sobre o diferencial deste PPA, Gustavo Nogueira cita o fato da discussão ter sido participativa. “O PPA Participativo 2016-2019 é inédito na história do Rio Grande do Norte porque, pela primeira vez, a sociedade participa do processo. Ouvindo a população, o PPA nasce afinado com as demandas e prioridades da sociedade”, analisou o secretário.