16 de abril de 2016

Posse: autoridades destacam melhoria da prestação jurisdicional com ingresso de novos juízes


Autoridades presentes na solenidade de posse dos 40 novos juízes substitutos do Tribunal de Justiça do RN, realizada na tarde de hoje (15), na Escola da Magistratura do RN, falaram sobre a importância do ingresso dos novos membros do Poder Judiciário potiguar.

Para o governador do Estado, Robinson Faria, a posse dos novos magistrados é muito importante devido ao crescimento do Rio Grande do Norte. “O Poder Judiciário tem feito um excelente trabalho, mas existem demandas ainda reprimidas que agora poderão ser supridas com essa convocação de 40 juízes para ocupar as comarcas que estão sem um juiz, no interior. Isso vai dar mais funcionalidade ao Poder Judiciário, mais agilidade e isso termina ajudando aos outros poderes. Também dá oportunidade à população de ter acesso à Justiça na sua cidade, não precisando viajar para outras cidades”.

Para o senador Garibaldi Alves Filho, “a prestação jurisdicional vai ganhar um dinamismo muito grande, não apenas no aspecto quantitativo, em que novas comarcas serão preenchidas, mas também no aspecto qualitativo, porque teremos uma nova contribuição com relação ao Poder Judiciário”.

O procurador geral do Município de Natal, Carlos Castim, expressou seu otimismo com os novos juízes para melhoria da prestação jurisdicional para a população. “Nós vemos com muito otimismo, com muita esperança, primeiro pela renovação dos quadros da Magistratura do Rio Grande do Norte, segundo porque é uma forma de se garantir maior eficiência à prestação jurisdicional, principalmente à população do nosso Estado, que é uma população carente de uma maior agilidade da prestação jurisdicional no cumprimento das atividades judiciárias”.

Reforço
O juiz auxiliar da Presidência do TJRN, Seráphico Nóbrega, destacou o preenchimento das vagas nas comarcas do interior do Estado. “É importantíssima essa chegada porque nós iremos ter 40 novos magistrados em várias unidades do Estado e o juiz estará próximo à sua comunidade para buscar resolver as questões daquele local”.

O juiz Sérgio Maia, da 2ª Vara da Infância e Juventude de Natal, disse que a posse é de grande importância jurídica para a comunidade jurídica do Rio Grande do Norte. “São 40 novos magistrados que integram a magistratura do Estado e vão se somar aos que já atuam. Ou seja, a prestação jurisdicional vai aumentar e melhorar e vai desafogar esse déficit de magistrados no Rio Grande do Norte. Com isso quem lucra é a sociedade”.

O juiz Marcus Vinícius Pereira Júnior, da comarca de Currais Novos, destacou a renovação trazida pelos novos colegas de toga. “É uma felicidade muito grande, pois depois de quase 12 anos da entrada da última turma chegarem novos juízes, pessoas com pensamentos novos, todo mundo com muita vontade de trabalhar. Certamente a população do Rio grande do Norte é quem vai ganhar com isso porque as comarcas estavam precisando e o povo também estava precisando”, afirmou o magistrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *