09 de outubro de 2021

Ouvidoria do TSE atendeu mais de 12,7 mil demandas nos últimos três meses


A Ouvidoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nesta sexta-feira (8) os relatórios de suas atividades nos meses de julho, agosto e setembro de 2021. Atendendo o público remotamente desde o começo da adoção das medidas sanitárias de prevenção à Covid-19, o órgão realizou um total de 12.778 atendimentos no último trimestre, como pedidos de informações, solicitações, reclamações, denúncias e sugestões, entre outros.

As demandas chegaram à Ouvidoria por meio dos canais de comunicação do Tribunal, como o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), o atendimento via telefone e as demandas recebidas por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Os pedidos de informações foram responsáveis por cerca de 70% das ocorrências registradas. Dados sobre o título eleitoral, especificamente, costumam ser o principal tópico. Em setembro passado, por exemplo, esse foi o assunto de 34,36% das demandas.

O telefone, por sua vez, é o meio mais comum usado para alcançar a Ouvidoria do TSE. Em agosto, foram 2.744 telefonemas e 2.040 demandas pela internet; em setembro, 2.575 ligações e 1.630 contatos pela web. Só em julho essa proporção se inverteu: foram 1.871 contatos pelo telefone e 1.900 via internet.

No trimestre, os três estados que originaram a maior parte dos contatos foram: em primeiro lugar, São Paulo, seguido pelo Rio de Janeiro e pelo Distrito Federal.

Os índices de satisfação dos usuários com o atendimento também registraram números importantes a cada mês. Em julho, 83,53% declararam-se satisfeitos; em agosto, foram 79,30% e, em setembro, 84,16% dos usuários.

Os contatos e outras informações sobre a Ouvidoria do TSE podem ser acessados por meio do link “Fale conosco”, no topo da página inicial do Portal do Tribunal na internet. Além de um formulário eletrônico para o encaminhamento de demandas, também são disponibilizados números de telefone para o atendimento. Em razão do teletrabalho, no número 0800 foi desativado, uma vez que ele não pode ser redirecionado para outro número.

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