30 de dezembro de 2025

OAB/RN encerra 2025 com balanço positivo e fortalecimento da advocacia


A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/R) implementou, em 2025, um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da advocacia, à defesa das prerrogativas profissionais, à formação continuada e à aproximação institucional com a sociedade e o Sistema de Justiça. Os números refletem um ano de intenso trabalho, presença ativa e compromisso com a advocacia potiguar.

Entre as ações estruturantes, a OAB/RN conquistou a reserva de vagas de estacionamento no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), uma demanda histórica da advocacia. Também inaugurou o Auditório da Subseção de Assú, fortalecendo a interiorização da Ordem e ampliando os espaços de formação e diálogo no interior do estado.

No campo institucional, a Seccional potiguar sediou importantes encontros nacionais, como o Colégio Nacional de Presidentes das Seccionais e o Colégio Nacional de Presidentes Jovens, que aconteceu durante o Fórum da Advocacia Iniciante, colocando o Rio Grande do Norte no centro do debate nacional da advocacia.

A OAB/RN também lançou iniciativas estratégicas ao longo do ano, como a campanha de conscientização sobre o Golpe do Falso Advogado, o Programa de Desenvolvimento da Advocacia Iniciante (PDAI), que formou sua primeira turma com 59 advogados, e o projeto Primeiros Passos, voltado ao desenvolvimento da advocacia em início de carreira. Outra novidade foi o lançamento do Clube de Pontos, em parceria com a CAARN, ampliando benefícios para a advocacia.

O calendário institucional incluiu ainda a realização da Conferência Estadual da Mulher Advogada e da Corrida da Advocacia, que marcou o encerramento do Circuito de Corridas da OAB, promovendo integração, saúde e bem-estar.

A Ouvidoria da OAB/RN recebeu 700 processos, reforçando seu papel como canal permanente de escuta e mediação. Desses, 68 resultaram em sessões de mediação, contribuindo para soluções consensuais e mais céleres. Ainda no campo disciplinar, o Tribunal de Ética e Disciplina (TED) despachou 2.170 processos, demonstrando eficiência e responsabilidade na condução dos trabalhos.

A atuação em defesa das prerrogativas também se destacou: foram 2.589 atendimentos no Plantão de Prerrogativas, número registrado até o mês de novembro, reafirmando o compromisso da OAB/RN com a proteção do exercício profissional da advocacia.

Na área de formação e qualificação, a Escola Superior de Advocacia (ESA/RN) alcançou resultados históricos. Ao longo do ano, 4.722 alunos participaram de 75 cursos, ampliando o acesso ao conhecimento e fortalecendo a capacitação profissional em todo o estado. Além disso, eventos promovidos pela ESA e pela OAB/RN resultaram na arrecadação de meia tonelada de alimentos, posteriormente doados ao projeto Sesc Mesa Brasil, unindo formação profissional e responsabilidade social.

Para o presidente da OAB/RN, Carlos Kelsen, os números traduzem uma gestão comprometida com resultados concretos “Esse balanço mostra uma OAB presente, atuante e conectada com as reais necessidades da advocacia. Cada número representa trabalho, diálogo, defesa das prerrogativas e investimento na formação profissional. Seguimos firmes no propósito de fortalecer a advocacia potiguar em todas as suas dimensões”, destacou Carlos Kelsen.

Carlos Kelsen destaca ainda o papel social da instituição. “Além de cuidar da advocacia, a OAB/RN cumpre sua função social. A arrecadação de alimentos, as campanhas de conscientização e a interiorização das ações demonstram que nossa atuação vai além da classe, alcançando a sociedade como um todo”, disse o presidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *