29 de setembro de 2015

Juizados Especiais: com Expressinho, casos sobre telefonia são resolvidos em 60 minutos


O projeto Expressinho da Oi-Telemar – criado a partir da parceria dos Juizados Especiais do Rio Grande do Norte com a empresa de telefonia Oi – é um dos mais efetivos meios alternativos disponibilizados pelos Juizados para a solução de conflitos. Com um tempo médio de resolutividade de 60 minutos e um índice de acordo de 83%, só este ano realizou acordos no valor de R$ 323.882,19, tendo atendido 951 pessoas.

O Expressinho consiste na tentativa de acordo, entre a empresa envolvida e a parte, antes de iniciado o processo judicial. Antes de entrar com uma ação nos Juizados Especiais Cíveis, o autor é recebido por um representante da Oi-Telemar, no próprio Complexo Judiciário, no bairro de Potilândia, para tentar resolver o problema administrativamente.

“O usuário que quer realmente um acordo com a empresa de telefonia resolve o problema em 60 minutos”, afirma o juiz Paulo Maia, coordenador dos Juizados Especiais. A meta do projeto para 2015 é encerrar o ano com R$ 500 mil em acordos e 1.500 pessoas atendidas.

“O Expressinho é um projeto importante dos Juizados Especiais não só para melhor gerir ações de massa, através de boas alternativas que evitem à judicialização de causas, mas também porque o consumidor, sem advogado, pode resolver seus problemas de forma autônoma e esse tipo de conduta gera economia para todos”.

O magistrado ressalta que ganha o autor com a resolução efetiva do seu problema; ganha a sociedade com a economia de uma estrutura pública para atender essa demanda; e ganha a empresa por demonstrar ao seu cliente o interesse em resolver questões que podem afetar a imagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *