Fátima Bezerra nega possibilidade de assumir vaga no STF
O Gabinete Civil da governo do Rio Grande do Norte negou, por meio de nota enviada nesta terça-feira (14), que haja qualquer possibilidade da governadora Fátima Bezerra (PT) assumir uma vaga como ministra do Supremo Tribunal Federal (STF). A informação de que Fátima seria um dos nomes propostos ao presidente Lula a serem indicados ao STF foi divulgada pelo canal Jovem Pan News, durante o programa Jornal da Manhã.
O governo afirmou que o tema não possui “fundamento”, e que foi “sequer tratado” por ela. De acordo com a imprensa nacional, o nome da governadora foi considerado devido a sua proximidade política com o Senado Federal e a representatividade femininina.
Leia a nota na íntegra:
“Não procede a informação que a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, poderia assumir uma vaga de Ministra do Supremo Tribunal Federal (STF).
A governadora é formada em Pedagogia e jamais exerceu atividade ligada ao Direito. Não há qualquer fundamento, e esse tema nunca foi sequer tratado por Fátima Bezerra”.
Perfil
Durante coletiva de imprensa em Roma, Lula foi questionado sobre o perfil do próximo ministro a assumir a cadeira no lugar de Barroso. Ele respondeu que não pretende indicar “um amigo”, mas uma pessoa que cumpra a Constituição brasileira.
“Quero uma pessoa, não sei se mulher ou homem, não sei se preto ou branco, mas quero uma pessoa que seja, antes de tudo, gabaritada para ser ministro da Suprema Corte”, afirmou.
“Não quero um amigo, quero um ministro da Suprema Corte que terá como função específica cumprir a Constituição brasileira. É essa a qualidade que eu quero. É a única que eu quero. Foi assim com todos os ministros que indiquei até agora e vai continuar sendo assim. Quando chegar ao Brasil, vou conversar com muita gente do meu governo, vou tomar uma decisão e vou anunciar”, disse.
Segundo a apuração da CNN Brasil, Lula deverá se reunir com ministros do Supremo antes de definir o nome a ser indicado.
98FM









