Escola de Governo apresenta programação anual de capacitação para servidores


A formação e o aprimoramento das competências dos servidores públicos do Rio Grande do Norte são objetivos do Plano de Capacitação 2021 da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales (EGRN), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Administração (Sead). O documento, divulgado nesta quinta-feira (10), apresenta um conjunto de ações voltadas não só para a qualificação técnica, mas também referentes ao desenvolvimento de inovações teóricas, técnicas e metodológicas necessárias ao enfrentamento dos desafios no setor público.

“Esse Plano de Capacitação propõe um conjunto de ações que superam a mera capacitação entendida no sentido estrito de treinamento técnico-profissional, de natureza instrumental, e contemplam os objetivos mais amplos de fomentar a formação e o desenvolvimento dos servidores públicos estaduais”, explica o diretor da EGRN, João Emanuel Evangelista. 

O documento foi elaborado pela equipe do Departamento de Capacitação (Decap). Nele, constam os cursos previstos para serem executados ou iniciados ainda em 2021, bem como a carga horária e a quantidade de turmas prováveis de cada um deles. A programação proposta foi organizada de forma a atender às prioridades identificadas nas demandas oriundas das secretarias e órgãos estaduais.

De forma detalhada, o Plano de Capacitação apresenta a oferta do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, cursos de pós-graduação e de curta duração que foram agrupados em diferentes Eixos Temáticos: Trabalho Remoto; Básico; Gestão de Pessoas; Planejamento e Governança; Orçamento e Finanças; Compras Governamentais; Patrimônio; TIC; Gestão de Documentos, Informações e Conhecimento; e Práticas Inovadoras. Atualmente, estão previstas três turmas de graduação, seis cursos de especialização e mais de 60 cursos de extensão.

De acordo com a diretora da Decap, Rejane Oliveira, todas as formações promovidas pela Escola de Governo têm como denominador comum a intenção de capacitar os agentes públicos para a melhoria do seu desempenho técnico-profissional nos órgãos em que atuam, bem como para executar políticas públicas que atendam, cada vez com maior eficácia e eficiência, às expectativas de direito dos cidadãos e do conjunto das instituições constitutivas da sociedade. “Buscamos a preparação do servidor público na sua integralidade, capacitando-o para pensar, agir e decidir de forma crítica, reflexiva e autônoma, onde o resultado final pretendido é uma maior satisfação no trabalho e a melhoria da gestão pública estadual”.

A secretária da Administração, Virgínia Ferreira, lembra ainda que o Plano de Capacitação para os servidores teve que se adaptar à realidade da pandemia da Covid-19. “Tivemos que aperfeiçoar a maioria dos nossos cursos e encontros para as plataformas remotas. Superamos as dificuldades com tecnologia e trabalho, pois a qualificação do servidor público estadual é uma das agendas prioritárias do Governo”. 

Além dos cursos, o Plano de Capacitação 2021 anuncia a realização do 15º Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte; atividades do Programa de Apoio à Aposentadoria; a oferta de cursos no Programa Enap em Rede; ações do Plano RN Inclusivo e do iNovaRN – Laboratório de Inovação em Gestão Pública;  a discussão de problemas e de soluções na gestão pública pela execução do Projeto de Extensão “Aprimoramento da Gestão Pública”, em parceria com a UFRN e a UERN; entre outros projetos.