30 de novembro de 2021

Depois de SP, RN foi o Estado mais importante para a vitória de Doria


Foto: Divulgação

O governador de São Paulo, João Doria, é o nome do PSDB para a disputa presidencial de 2022. Ele foi escolhido por 53,99% dos 29.360 filiados que votaram nas prévias partidárias. Doria chegou ao total absoluto de 17.470 votos. O Diretório Estadual do PSDB potiguar tinha anunciado apoio por unanimidade a Doria, ainda em outubro. Apenas o prefeito de Natal, Álvaro Dias, abraçou a candidatura do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

De acordo com uma consultoria que trabalhou para Doria, depois de São Paulo, o Estado mais importante para a vitória foi o Rio Grande do Norte. “Aqui tivemos os deputados Tomba Farias, Gustavo Carvalho, Raimundo Fernandes e José Dias se somaram conosco nesta vitória. O PSDB Nacional sabe hoje o tamanho do partido e a importância local. Éramos o maior colégio do Nordeste em termos de mandatos e o terceiro maior do país”, explicou Ezequiel Ferreira, presidente do PSDB potiguar.

Os dados da consultoria foram apurados por meio de “procedimentos separados e distintos”, como pesquisas presenciais e por telemarketing, WhatsApp e e-mail. No Rio Grande do Norte, Doria obteve 90% dos votos dos prefeitos, vice-prefeitos e dos 244 vereadores. “Toda a bancada do PSDB da Assembleia Legislativa, que é a maior do Nordeste, ficou unida. Os deputados mobilizaram os prefeitos, vices, vereadores e os filiados. Então, foi um empenho geral”, afirmou Ezequiel, que também é presidente da Assembleia Legislativa.

No colégio eleitoral das prévias do PSDB foram formados quatro grupos de votantes, todos com peso unitário de 25% do total de votos válidos. Nos deputados estaduais, o Rio Grande do Norte foi decisivo: Doria conquistou (6,8%), enquanto Leite teve (5,5%). Outro grupo importante foi entre os prefeitos e vices, a distância foi pequena: Doria ficou com 12,9% e Leite 11,9%. Dos 31 prefeitos e 25 vices do RN, 55 apoiaram Doria e praticamente quase todos foram votar em Brasília. Entre filiados, Doria teve maior vantagem, somando 15,4% dos votos frente à 9,2% de Leite.

Para 2022, o PSDB vai montar uma grande nominata para a Assembleia Legislativa e inclusive irá receber a filiação de outros deputados estaduais. Nomes novos também estão sendo incentivados a entrarem na disputa. O PSDB quer lançar 25 nomes a estadual. Uma nominata a deputado federal também vem sendo trabalhada. Nomes como o prefeito de Parelhas, Dr. Tiago Almeida, os vereadores de Natal, Aldo Clemente e Kleber Fernandes, além do médico Dr. Estácio de Santo Antônio, e que atende na região Agreste Potiguar estão sendo trabalhados. A ex-deputada Larissa Rosado, presidente da União dos Vereadores e Vereadores do Rio Grande do Norte (UVERN), é uma aposta na região Oeste.

Agora RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *